domingo, 1 de dezembro de 2013

Ensino Médio do Colégio Renovação inova e leva apresentações artísticas para o Shopping Norte e Sul

Alunos do 1º e do 2º Ano emocionaram o público, que lotou a praça de alimentação, com canções e poesias de Vinicius de Moraes e clássicos de Luiz Gonzaga como "Asa Branca"

Os aluns do 1º Ano cantaram, tocaram, dançaram e mostraram que são verdadeiros artistas
Performances da aluna
Pâmella Duarte, do 1º ano
A noite de sexta-feira (29) foi mais que especial para as turmas de 1º e 2º Ano do Ensino Médio (EM) do Colégio Renovação. Depois de longos meses de preparação, eles levaram arte e música para a praça de alimentação do Shopping Norte e Sul, em Jardim Camburi, Vitória, e emocionaram o público - que lotou o espaço - com canções de Vinícius de Moraes e Luiz Gonzada, dois dos grandes poetas da MPB.

As apresentações encerraram o ano da Terça Literária, atividade desenvolvida pelos professores de Literatura, Leonardo Dutra Ferreira, e Língua Portuguesa, Eliana Thompson, com os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental ao 2º Ano do EM.
O professor de Literatura,
Leonardo Dutra, tocou gaita
Durante os atos de cada peça, os alunos contaram a trajetória de Vinícius e Gonzagão. “Garota de Ipanema”, “Pela Luz dos Olhos Seus”, “A Vida do Viajante”, “Asa Branca” e outras canções do Rei do Baião e do “poetinha” ditaram o ritmo das apresentações, que mesclaram teatro, dança e poesia. Tudo com base em um amplo trabalho de pesquisa e, é claro, muita criatividade!

Os artistas foram escolhidos para serem homenageados porque o Brasil comemorou seus centenários recentemente (2012, Gonzaga, e 2013, Vinicius) e, também, em virtude da importância deles para a música e cultura brasileiras.

“Apesar das dificuldades, cada um dos alunos se superou. Estavam lindos, naturais, entregues, dispostos... Eles talvez nem saibam que fizeram Literatura Viva. Pesquisaram, selecionaram, criaram, ampliaram os horizontes na transmissão de sentimentos variados. Foi maravilhoso!”, comemorou professor Leonardo, que emendou. "Infelizmente, nenhum shopping da Grande Vitória possui salas teatrais, o que mostra como falta estímulo aos artistas capixabas. Por isso, gostaria de parabenizar a administração do Norte e Sul pela parceria e por proporcionar a esses alunos a oportunidade de mostrar o que aprenderam em sala de aula para o público".
O Shopping Norte e Sul ficou lotado
E no final, nem precisa dizer que a diretora da escola, Maria Lila Martins Moura Sá, a tia Lila, estava radiante! "Foi mais uma atividade para encerramento de ano letivo nota 10. Estou muito feliz. Os alunos estão de parabéns!".

*Fotos: Katarine Rosalem