quarta-feira, 26 de março de 2014

Alerta aos pais! Profissionais de creches não estão preparados para formar leitores

Uma matéria publicada do site Uol aborda um assunto que exige atenção especial de pais e responsáveis que pensam em colocar seus filhos em creches. Segundo o texto, publicado segunda-feira, 24 de março, os docentes e responsáveis pelas bibliotecas de creches e berçários públicos não estão preparados para desenvolver atividades de formação de leitores com as crianças de 0 a 3 anos. Além disso, o Programa Nacional Biblioteca da Escola possibilitou que as instituições de educação infantil públicas no país passassem a contar, nos últimos 17 anos, com um acervo de livros com quantidade e qualidade suficientes para a realização de atividades voltadas a contribuir para a formação de leitores.

As coleções de livros do programa, instituído pelo Mec (Ministério da Educação) em 1997, não contemplam, no entanto, as especificidades pedagógicas da primeira infância – de 0 a 3 anos.

As conclusões são da pesquisa “Literatura e primeira infância: dois municípios em cena e o PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola) na formação de crianças leitoras”, realizada no Departamento de Didática da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Universidade Estadual Paulista), e no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente.

"Constatamos que a quantidade e a qualidade das coleções de livros do PNBE são muito boas, mas estão mais voltadas para crianças maiores, a partir de 3 anos", disse Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, professora do curso de Pedagogia da Unesp de Marília e coordenadora do projeto, durante sua palestra no evento.

"Também há um despreparo dos professores e cuidadores e de toda a equipe das escolas para trabalhar com essas crianças pequenas não só em atividades relacionadas à formação de leitor, mas também para compreender as potencialidades das crianças", afirmou Girotto.

Durante o projeto, os pesquisadores analisaram o acervo de obras literárias do PNBE voltados à educação infantil. Uma das principais constatações foi a de que as coleções, compostas por mais de 150 obras, não contemplam as especificidades das crianças abaixo de 3 anos em termos de projeto gráfico, editorial, estético e literário.

"As crianças nessa fase de desenvolvimento não leem do mesmo modo que uma criança em fase de alfabetização, tampouco como um leitor maduro. Mas já ensaiam, pelo contato direto com o livro, o que denominamos de 'ações embrionárias do ato de ler', atribuindo sentidos às ações iniciais dos modos de ler", disse Girotto.

Leia a matéria na íntegra: http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/03/24/profissionais-de-creches-nao-estao-preparados-para-formar-leitores.htm

terça-feira, 25 de março de 2014

Projeto Escola de Pais debate o "mal" do século: a ansiedade



O Renô deu o pontapé inicial do projeto Escola de Pais 2014 no sábado, 22 de março. Pela primeira vez a escola recebeu a Mestre em Educação Maria Dorotéia dos Santos Silva, que apresentou aos pais e responsáveis dos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio a palestra “Trabalhando a Ansiedade e o Limite na Adolescência: Bons Hábitos Contribuem para o Bom Desempenho Escolar”.


Em 1h30 de bate-papo, a psicopedagoga falou sobre como lidar com os intermináveis questionamentos dos filhos durante a pré e a adolescência. Além disso, deu algumas dicas de como os estudos podem render mais: adoção de bons hábitos alimentares, “esquecer” aquela velha história de estudar na véspera da prova e ter um local apropriado para estudar em casa.

Quem aproveitou a manhã do sábado para ouvir o que Dorotéia tinha a dizer adorou, principalmente pela relevância e factualidade do tema tratado. “O corre-corre do dia a dia fez da ansiedade o mal do século! Crianças, jovens, adultos e até idosos estão sofrendo com isso. Então, abrir a Escola de Pais com essa discussão foi muito oportuno. Saímos da palestra não apenas com informações importantes, mas com lições que podemos levar para toda a vida”, destacou supervisora Rosângela Maria de Salles de Meira.

Projeto anual, o Escola de Pais tem como proposta buscar uma aproximação entre o colégio e os responsáveis pelos alunos de forma a contribuir com o desenvolvimento dos estudantes. E essa foi só a primeira edição do ano. Outras estão por vir ao longo dos meses e vale a pena deixar o compromisso previamente anotado na agenda.

Confira a cobertura completa do evento na edição de março do Jornal Renovação.

Para meninos e meninas: Renô lança Projeto Amizade

Um novo projeto pintou no Renô este ano. Estamos falando do Projeto Amizade, que está sendo desenvolvido nas turmas do 3º Ano do Ensino Fundamental. Anual e interdisciplinar, ele tem como proposta trabalhar as conhecidas “implicâncias” e conflitos que costumam acontecer entre meninos e meninas, principalmente nesta fase.

O pontapé inicial foi dado na primeira semana de aula, quando as turmas leram e interpretaram o texto do livro “A Tartaruga Infeliz”. A obra conta a história da tartaruga Bilila, que era triste porque não gostava nem um pouco de sua aparência, até que faz amizade com outros animais e aprende a conviver com as diferenças.

Depois, as turmas se reuniram para assistir ao filme “Meninos e Meninas”, da Turma da Mônica, que também abordava a questão das semelhanças e diferenças das brincadeiras entre meninos e meninas.

Eles ainda assistiram a um DVD animado dos Looney Tunes, que trazem todos os personagens baby do grupo e também trabalham as diferenças entre eles, e participaram de uma aula de Educação Física diferente com o professor Fábio: primeiro, os meninos jogaram futsal e as meninas handebol. E num segundo momento, ele juntou todos numa grande partida de queimada.

Como o projeto vai rolar até dezembro, muitas novas ações estão por vir...

sexta-feira, 7 de março de 2014

Revisão para o teste interdisciplinar

Há quem diga que o ano, de fato, começa depois do Carnaval. Então, a hora é de focar nos estudos! Passado o recesso da folia, os alunos do 2º ao 4º Ano do Ensino Fundamental participarão de um período de revisão do conteúdo estudado nas primeiras semanas de aula, de 10 a 19 de março. Motivo: as tias querem que meninos e meninas estejam com o conhecimento apurado para estrear com pé direito no Teste Interdisciplinar que será realizado dia 20 de março, contemplando todas as disciplinas.

“O objetivo desse teste é fazer com que os alunos fixem os conteúdos e tenham o hábito, desde cedo, a estudar ao somente na época das provas”, justificou a supervisora, Rafaela Martins Moura Sá, dizendo que a avaliação será realizado no horário normal das aulas.

Boa sorte, galerinha!!!