sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Os desafios da educação

A matéria abaixo está publicada no Especial Educação do Folha Vitória e aborda os maiores desafios da educação. Confira!

A garantia à educação de qualidade é um direito assegurado pela Constituição Federal e um princípio fundamental para o exercício da cidadania. Apesar disso, o panorama educacional brasileiro ainda é marcado por desafios a serem superados, como a melhoria do acesso, permanência e aprendizagem com qualidade, o respeito à diversidade e a valorização dos profissionais da educação - seja professor, técnico, funcionário administrativo.

A Doutora em Educação Marisa Terezinha Rosa Valladares lista outro ponto que precisa ser combatido para que a educação avance alguns passos: a comparação entre informação e ensino.

“Existe uma diferença brutal na infraestrutura disponibilizada para o professor e a que existe como meio de informação, e isso causa um equívoco na sociedade que toma informação como educação. O ensino regular ou familiar tem que se preocupar muito com a formação do indivíduo, enquanto os meios de comunicação não têm essa meta. Os meios de informação comunicam e cada um toma para si aquilo que julga correto. Já a escola e a família, como instituições educativas, têm um plano com objetivos claros definidos de formar o cidadão, um ser social”.

O conflito apresentado por Marisa fica evidente quando o educador precisa usar o quadro de giz para competir com um computador de última geração como fonte para o aluno. Isso contribui para a desvalorização do professor perante o estudante e uma sociedade cada vez mais conectada. “Com os meios de comunicação atuais, o aluno interage, viaja, enquanto em muitas escolas ele lida apenas com o livro didático. Isso desvaloriza o profissional da educação”. 

Mundo encantado

Para Edebrande Cavalieri, Mestre em Educação e Avaliação de Sistemas Educacionais, um problema desafiador é trazer de volta para o ensino a magia do aprendizado e do conhecimento. “Nós precisamos de uma escola que seja cada vez mais atraente. A escola não ocupa mais o primeiro lugar na atenção das crianças, ela compete com um conjunto de propagandas que seduz, como as tecnologias, a internet. É preciso fazer um reencantamento da escola, ela precisa voltar a ser um lugar encantado, de prazer, de descoberta”.

Esse processo pode começar pela estrutura física da escola. Cavalieri orienta que o ambiente escolar precisa ser bonito, acolhedor, que cause bem-estar. Além disso, o corpo docente e funcionários da escola – do porteiro ao faxineiro – devem estar totalmente engajados na educação. 

Outras matérias sobre o assunto podem ser acessadas no guia on line através do link:
http://www.folhavitoria.com.br/geral/especial-educacao-2014