quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Por que animações fazem tanto sucesso com as crianças?

Você já pensou por que animações fazem tanto sucesso com a criançada, mesmo quando elas não entendem a mensagem do filme? O assunto foi tema de uma matéria publicada no Folha Vitória. Confira!

Sarah completou sete anos no dia 15 de novembro e ao ser questionada sobre como queria seu aniversário, a resposta estava na ponta da língua: queria uma festa inspirada no filme “Frozen”. A pequena já assistiu à animação várias vezes – com a mesma empolgação da primeira! – e sabe cada uma das músicas que encantam as crianças. A princesa Anna é sua personagem favorita! Segundo a mãe, a gerente de loja Miquelini Sales, o filme incentiva a compreensão e a solidariedade para com o próximo e o valor da família, já que mostra o amor entre duas irmãs.

Já as filhas da economista Clarissa Toniati – Ana Clara (de 11 anos) e Laura (de 6) – adoram “Meu Malvado Favorito”. Para a mãe, mesmo com pouca idade, elas entendem a mensagem de amor pela família transmitida pelo filme. “Elas prestam muita atenção na mensagem que o filme passa, que é o amor dos pais para com os filhos, o cuidado, o valor das coisas”.

Os filmes se transformaram em fenômenos mundiais e conquistaram espaço cativo no coração das crianças – e até alguns adultos. “Frozen – Uma Aventura Congelante” chegou ao Brasil no início de janeiro, mas a paixão pela história das princesas Anna e Elsa continua firme e forte – uma surpresa até mesmo para a Disney, criadora do longa. A empresa não tem dado conta de abastecer os estoques de brinquedos, fantasias e outros artigos relacionados ao filme.


Sarah com a mãe: ela escolheu Frozem como tema da sua festa de 7 anos - Foto: Divulgação
Pelo mundo, “Frozen” bateu recordes de bilheteria e conquistou o sexto lugar no ranking de maior arrecadação do mundo, e o primeiro de animação. Foram 1,19 bilhão de dólares. Não foi à toa que o filme levou dois Oscar, por Melhor Animação e Melhor Canção Original, “Let It Go”. No Youtube, o clipe da canção foi assistido mais de 226 milhões de vezes.

Um mundo de cores e músicas

Mas por que tanto fascínio? O que as crianças realmente aprendem com essas animações? Para a pedagoga Eneida Ferreira Fernandes Genelhu, da Espaço Crescer, de Vila Velha, as crianças se envolvem pelas cenas coloridas e pelas músicas dos filmes. Ela, no entanto, chama atenção para um detalhe: apesar de ficarem “vidrados”, os pequenos ainda não captam a mensagem transmitida pelo filme.

“As crianças maiores cantam muito as músicas do ‘Frozen’. O filme ‘Meu Malvado Favorito’ também é engraçadinho e possui personagens bastante coloridos. É isso o que chama a atenção e causa fascínio. Pois na infância, as crianças ainda não têm o entendimento global do filme, especialmente os mais novos”.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Uma ajuda e tanto para aprender Matemática

Quem disse que a calculadora é uma inimiga da aprendizagem? Bem usada, ela facilita - e muito! - o ensino da Matemática. Leia mais sobre o assunto.

Há pouco tempo atrás, muitos pais e professores acreditavam que permitir à criança utilizar calculadora era quase um crime contra o aprendizado! Hoje, percebe-se que esses paradigmas não são firmes, especialmente se levarmos em conta a oferta de calculadoras atualmente. É super fácil encontrar uma no celular, no computador ou no balcão da padaria. Diante disso, é melhor utilizar essa ferramenta a favor do raciocínio, porque ela é uma boa aliada na hora de aprender. 

A calculadora pode ser usada em todos os níveis de ensino, desde que usada corretamente e após o aluno aprender o raciocínio dos exercícios matemáticos. Se falarmos da científica, então, ela é quase um software matemático computacional. A ferramenta permite realizar desde operações básicas, como adição, subtração, multiplicação e divisão à potência, raiz, frações, logaritmo, fatorial, uso de parênteses, transformação de graus, grados e radianos, conversão de graus, tudo isso em questão de segundos. Essa redução de tempo permite abrir mais espaço para a discussão de estratégias e das  soluções. 

Não é à toa que ela é um dos equipamentos eletrônicos mais procurados na Papelaria Castorino Santana. Segundo Renan Costa, gerente da loja, ela está na lista dos itens mais vendidos. “Vendemos todos os tipos de calculadora e uma grande quantidade de material de informática. Os eletrônicos mais procurados são calculadora e pendrive, e temos os dois”, afirma Renan.

O professor de Matemática do 3º Ano do Ensino Médio e Pré-vestibular do Darwin Wagner de Oliveira Delatorre destaca que a calculadora é uma excelente ferramenta em sala de aula, desde que seu uso seja parte de um projeto preparado por uma equipe pedagógica, com objetivos claros e definidos para o aluno.

“A calculadora usada com objetivos claros e definidos é aliada, sim, mas se for usada de qualquer maneira se torna vilã. Por isso, a equipe pedagógica tem que elaborar projetos com objetivos gerais e como isso vai atingir os alunos. O professor pode usar a calculadora para ensinar um conteúdo para o aluno e fazê-lo entender os processos da conta manipulando a calculadora, mas esses objetivos são alcançados a partir de um projeto feito pela escola”, afirmou Wagner. 

Tipos de calculadora

O mercado conta com vários modelos de calculadora. Apresentamos os principais:

Calculadora básica: 

É a mais conhecida e geralmente está na lista de funções de todo celular. Ela permite realizar operações fundamentais como adição, subtração, multiplicação e divisão, além de porcentagem e raízes quadradas. O preço é em conta, o que facilita a aquisição. 

Calculadora científica: 
Além das funções básicas, ela traz vários recursos adicionais como cálculos estatísticos e conversão de bases numéricas, sistema de álgebra que permite ao usuário escrever expressões numéricas – inclusive com o uso de parênteses. É indicada para estudantes do Ensino Médio, do Técnico, universitários e aqueles que precisam realizar alguma conta mais elaborada.

Calculadora financeira: 
Esse tipo especial serve especialmente para tratar com finanças e o modelo mais conhecido é a famosa HP 12C. É uma ferramenta indispensável para contadores, administradores de empresas e todo profissional que lida com dinheiro.

Calculadora gráfica:
Essa calculadora científica desenha gráficos de funções, curvas e de superfícies. São indicadas para engenheiros, matemáticos e quem mais trabalha com derivadas e integrais. Alguns modelos permitem que o usuário carregue pequenos programas escritos por ele, por isso também são conhecidas como programáveis.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Lancheira saudável: dicas bacanas para manter a alimentação da garotada em dia

O projeto Lancheira Saudável, que conta com a participação mais do que especial da nutricionista Sheila Ricardo, ganhou um reforço de peso... Dicas bacanas de lanches para a garotada do Renô. Confira!

Panqueca de folha de brócolis no almoço, biscoitos integrais de abóbora, muffin de manga e aveia, e até suflê de couve são alguns dos pratos servidos no almoço da pequena Isadora, de apenas sete meses. Com muito carinho e criatividade, a mamãe Rafaella Viana cuida da alimentação da pequena e busca fazer Isadora se encantar pelo mundo da alimentação saudável.

“A inspiração para os pratos nasce da criatividade e busca de informação. Conhecer os sabores de cada ingrediente separado ajuda a saber o que combina junto. O paladar é um sentido adaptável. Se eu adapto a Isadora a comer de uma forma mais saudável, a memória afetiva da comida também vai nessa. Da mesma forma que, em via de regra, nós sentimos um cheiro de pudim e lembramos da nossa avó, quando ela sentir cheirinho de banana vai lembrar dos meus cookies de banana e canela. Isso não significa que ela não vá comer chocolate ou coxinha, mas certamente vai entender que seu corpo precisa de coisa melhor”, diz Rafaella.

Realmente, é preciso muita criatividade para combater os refrigerantes, salgadinhos e tantas outras guloseimas que fazem parte do dia a dia de muita criança, inclusive na escola. Por isso, o primeiro passo é conversar com a instituição e ver a possibilidade de oferecer comidas mais naturais aos alunos. Caso isso não seja possível, monte você mesma uma lancheira com refeições naturais. Separamos seis dicas que vão fazer seu filho não querer largar as frutas e os sucos. Dê uma olhada, é de dar água na boca:

1. Saudável: Suco de laranja, sanduíche de peito de peru com requeijão no pão integral e uma ameixa.

2. Divertida: Achocolatado, bolo de cenoura e bolinhas de melão.

3. Colorida: Suco de goiaba, pão de milho com queijo branco e fatias de kiwi.

4. Alternativa: Iogurte orgânico, barra de cereal de quinoa orgânica e salada de frutas orgânicas, como mamão, morango, uva, laranja (suco também) e abacaxi.

5. Rápida: Suco de morango (caixinha), pão sírio míni, com presunto e queijo prato, e uma banana.

6. Bem fresca: Leite fermentado, bolo de coco gelado e mamão em cubinhos.

Outras dicas importantes
Evite colocar fatias de tomate, elas umedecem demais o pão! Lembre-se que o lanche que você prepara para seu filho é para mais tarde, por isso, não mande leite quente ou frio fora de uma garrafa térmica e iogurte de jeito nenhum! E por falar em alimento quente ou frio, o pão de queijo é uma opção viável, mas misto quente, por exemplo, não. Além de o pão amolecer demais, o queijo pode estragar. Ovo cozido, nem pensar!

Maçã é uma boa opção de fruta porque não amassa facilmente. Já pera, banana, pêssego, uva e nectarina precisam de um recipiente mais resistente para acomodá-las.  As lancheiras térmicas são as mais indicadas, porque conservam melhor os alimentos e, assim, permitem que você mande uma variedade maior de lanches, mas coloque dentro uma bolsa de gelo pequena, senão a lancheira não funciona.