sexta-feira, 31 de julho de 2015

Inovação e empreendedorismo: prêmio da ONU para jovens inovadores tem inscrições abertas

Se você é jovem, gosta de tecnologia e vive antenado às novidade em busca de boas ideias, que tal criar um projeto de inovação? O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) lançou a sétima convocatória para o Fundo para a Juventude Urbana, que financia projetos com enfoques inovadores e liderados por jovens (entre 15 e 32 anos).

As iniciativas devem trabalhar temas relacionados ao emprego, boa governança urbana, moradia, segurança da propriedade e reabilitação de risco. As propostas vencedoras podem receber até 25 mil dólares.

As inscrições vão até o dia 15 de abril. Mais de 256 projetos em todo o mundo já receberam contribuições do Fundo para a Juventude do ONU-Habitat.

Quer mais motivos para se animar? Então, saiba mais aqui.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Arquitetura é arte?

Para os alunos do 5º Ano do Renô, sim!

Junho foi um mês muito produtivo na escola. Isso porque não tem tempo ruim nem preguiça para as turmas que frequentam a Sala de Artes da escola. Por ali, a produção não para!

Os alunos do 5º Ano, por exemplo, embarcaram numa nova aventura proposta pelo livro "A Arte de Fazer Arte", da Editora Saraiva.

Meninos e meninas foram desafiados a pesquisa sobre arquiteturas diferentes, em revistas, e desenvolveram atividades interdisciplinares.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Dia do trote: brincadeira saudável para descontrai no Renô

Uma brincadeira muito saudável tem agitado os jovens do 3º Ano do Ensino Médio: o Dia do Trote! Nos dias combinados, os alunos devem seguir as "diretrizes" do quadro fixado na sala de aula e que estamos postando aqui em nossa fanpage também. E quem esquece tem que pagar uma prenda em plena quadra da escola e mais R$ 2,00.

A ideia foi dos próprios alunos, ganhou total apoio da escola e está fazendo sucesso! Na sexta-feira 3 de julho, todos apareceram no Renô com roupa de caipira.

A coordenadora da turma, Mirian Angelo, falou pouco, mas disse tudo a respeito da ação. "O Dia do Trote já se tornou uma brincadeira saudável e divertida... E isso é bem o perfil da turma".

A turma está em recesso, mas vejam o que os espera a partir de 3 de agosto...



terça-feira, 21 de julho de 2015

Preparação para o Vestibular: pode namorar?

A adolescência por si só já é um período conturbado para o jovem, que precisa lidar com várias transformações no corpo, mil dúvidas, inúmeros receios, vários medos e incertezas. Mas pensa só que é exatamente nesse período que ele precisa encarar um dos maiores desafios da sua vida: escolher a profissão que deseja seguir e prestar vestibular na faculdade que lhe dará formação para construir carreira ao mesmo tempo.

Acontece que, para a maioria, é também na adolescência que se inicia a fase dos namoros, paixonites e decepções amorosas. E se o adolescente não souber lidar com isso, pode ver seu sonho profissional ser adiado ou prejudicado por tantas novidades.

E então, vem a pergunta: pode namorar durante a preparação para o Vestibular? A jornalista Érica Caetano abordou o tema em seu artigo "Namoro e a preparação para o vestibular" e trouxe a opinião de professores e educadores: "O namoro nesta fase tensa que é a do pré-vestibular pode ser muito benéfico para o estudante, desde que sejam estabelecidos (e obedecidos) critérios de prioridade, datas e horários para não prejudicar a rotina de estudos".

Leia o texto completo aqui.

Fonte: Vestibular Brasil Escola

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Educação e confiança: a importância da autoestima na aprendizagem

O que aconteceria se todos as crianças fossem educadas como alguém que tem alta performance de aprendizagem? Segundo a pesquisadora americana Yvette Jackson, o resultado seria alunos confiantes e capazes de desenvolver melhor suas habilidades.

Criadora da Pedagogia da Confiança, ela foi influenciada pelo brasileiro Paulo Freire, um dos defensores da educação emancipadora, e por outros teóricos, como o psicólogo israelense Reuven Feuerstein (1921-2014), que por sua vez foi aluno de Piaget e colega de Freire.

Yvette vem se notabilizando por defender a tese de que todas as crianças podem atingir alta performance de aprendizagem, ideia que está defendida em seu livro Pedagogia da Confiança (ainda não publicado no Brasil).

Apoiada em conhecimentos de neurociências e da cognição, a autora defende que é preciso inverter a lógica de olhar para as deficiências dos alunos, passando o foco para seus pontos fortes.

“A autoestima é reforçada quando professores levam os estudantes a refletir sobre suas fortalezas e a afirmá-las. Estudos demonstram que afirmações positivas podem reprogramar crenças negativas e motivar os alunos a estabelecer metas, o que é muito importante para o amadurecimento e a autorrealização”, explica.

A pesquisadora esteve recentemente no Brasil e concedeu entrevista exclusiva à Revista Educação, onde explica um pouco sobre suas pesquisas. Confira a entrevista completa aqui: "Yvette Jackson: todos os alunos têm potencial para a alta performance".

terça-feira, 14 de julho de 2015

Vôlei sentado: alunos aprendem sobre acessibilidade

Quem disse que uma aula de Educação Física não pode gerar conhecimentos que vão além do esporte em si? O professor Rodrigo Muzi provou que isso é possível, sim! Ele apostou numa aula diferente, com foco em acessibilidade, e agradou em cheio às turmas.
Sentados em colchões e sem poder se levantar, meninos e meninas sentiram na pele como é um jogo de vôlei entre atletas cadeirantes.

"Esporte é saúde, qualidade de vida, responsabilidade, comprometimento e, acima de tudo, respeito ao próximo. Foi com esse objetivo que pensei na aula e fiquei feliz em ver que eles compraram a ideia", comentou o professor.

Confira como foi legal a experiência!





quinta-feira, 9 de julho de 2015

Alunos do Renô viram chefs por um dia

Os alunos do Jardim II A e B do Colégio Renovação se transformaram em Chefs por um dia! Dando sequência ao projeto interdisciplinar Alimentação Saudável, eles colocaram a mão na massa e o toque (o famoso chapéu usados pelos chefs) na cabeça, e fizeram uma deliciosa sala de frutas – que depois foi degustada, é lógico!


A ideia da aula prática foi fazer com que os pequenos provassem frutas que eles não estão acostumados a comer com tanta frequência. E além do resultado ter sido excelente – meninos e meninas comeram e repetiram!!!, – um outro detalhe foi a lembrancinha que eles fizeram questão de fazer e entregar aos pais: um potinho da salada acompanhado de uma fotinha deles vestidos de chefs. Preciso dizer que os pais a-ma-ram?

“Ah... Nossa aula prática foi maravilhosa”, resumiu, toda orgulhosa, tia Juliana, do Jardim II B.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Brincadeira de criança, como é bom, como é bom...

Nada de celular, tablet, nem qualquer outra ferramenta tecnológica... Desde maio, os alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio têm curtido seus horários de recreio pulando corda! É isso mesmo!!! Os meninos e meninas deixaram de lado toda a "parafernalha modernosa" dos tempos atuais, "revisitaram o passado" e trouxeram de volta uma das brincadeiras de criança mais famosas do mundo.

Segundo Luana Azevedo Peres, do 7º A Matutino, a "mãe" da ideia foi Nathália Borlot Souza Barbosa, sua colega de turma. Em busca de uma brincadeira saudável para o intervalo das aulas, Nathália lembrou da corda. Bingo!!! A turma aprovou na hora a sugestão.

E como boas ideias não só podem como devem ser compartilhadas, os colegas dos outros anos - e até as moças e rapazes do Ensino Médio! - pediram para entrar na brincadeira.

Acredite quem quiser... A atividade está fazendo tanto sucesso que atualmente os grupos se dividem em dois: uma fica na quadra e outro no espaço em frente à sala de dança do Colégio Renovação. E tudo muito organizado: com fila, músicas e muita, mas muita diversão! ‪

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Como planejar os estudos?

Noites bem-dormidas, cineminha garantido todo fim de semana e, para completar, notas boas. O segredo? Planejamento!

Junho já está acabando e o período de férias vem chegando aí. Mas se até agora você ficou pendurado na escola, cheio de dificuldades e com o boletim mais vermelho que a bandeira da China, calma! Sempre há tempo de recomeçar e fazer tudo certo desta vez. E "certo" não significa se matar de estudar.

Mantenha o cinema no final de semana e nem pense em diminuir as horas de sono. Isso mesmo: um bom estudo não requer noites em claro nem renúncia à diversão. Ao contrário! Boas noites de sono e tempo para o lazer são fundamentais para manter a disposição para estudar, conforme pesquisas conduzidas pelo cientista Robert Stickgold, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
Mas, então, qual é a formula mágica para não acabar o ano com a corda no pescoço? Não tem mistério: basta elaborar um bom roteiro de suas atividades e respeitar esse planejamento.

O primeiro passo é admitir que no passado faltou vontade de aprender. Isso porque o desejo sincero de estar ali estudando interfere decisivamente na concentração que se tem. É o que faz diferença, por exemplo, quando você percebe que não estava prestando a menor atenção em alguma leitura, embora esteja efetivamente lendo frase após frase. "O sucesso nos estudos depende da disposição para a tarefa", diz a psicóloga Adriana Machado, do Serviço de Psicologia Educacional da Universidade de São Paulo (USP). 

Pixabay

"Só quando você está ligado no que está fazendo é que o seu cérebro capta adequadamente os estímulos externos, sejam eles a fala de seu professor ou algo escrito", afirma o neurologista Fernando Coronetti Gomes da Rocha, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu. "O interesse e o desejo de prestar atenção no assunto promovem uma ativação cerebral em níveis que permitem a memorização", diz.

Mesmo depois de estar concentrado na realização da tarefa, ainda há diversas maneiras de se tornar mais produtivo. Uma delas é estabelecer prioridades para a mente. O maior desafio de um estudante, a prova de vestibular, pode ser vencida mais facilmente com algumas atitudes, como olhar primeiro a prova inteira e realizar os exercícios mais fáceis antes de responder ao resto. "A melhor maneira é encarar uma prova como um jogo de pega-varetas, em que você tira primeiro as peças que não oferecem risco", compara o professor Sezar Sasson, do Anglo Vestibulares, de São Paulo.

Confira um roteiro para colocar sua vida escolar nos eixos, aqui!

Retirado de Educar Para Vencer (com modificações).