quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Enem: Renovação no caminho certo


Dois textos trabalhados em sala de aula caíram na prova aplicada em outubro. Em 2011, a escola su­perou a pontuação obtida em 2010. A expectativa é de que o resultado deste ano seja ainda melhor

Carla e Pedro não perderam tempo e participaram do Enem 2012
para ganhar experiência e fazer bonito no ano que vem
Os alunos do 3º Ano que fi­zeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Ministério da Edu­cação (MEC), estão comemorando! Isso porque dois textos trabalhados pela professora de Língua Portugue­sa, Eliana Thompson, em sala de aula caíram na prova deste ano, aplicada em outubro. Fato que comprova que o Colégio Renovação está no cami­nho certo.

De acordo com a professora, a escolha dos livros Antigamente, de Carlos Drummond de Andrade, e Ca­beludinho, de Manoel de Barros, usa­dos pela banca que elaborou o Enem é o resultado de muito pesquisa. 

“Não foi por acaso. Nossa equipe se preocupa em saber qual a linha seguida pela banca que ela­bora a prova. Ao analisarmos as últi­mas edições, percebemos que alguns temas caem com mais frequência. Como é o caso das variações linguísticas, presentes nas obras citadas”, ressalta.

Desde que as principais uni­versidades do país passaram a utili­zar o Enem como parte do vestibular, a prova passou a ter maior importân­cia para quem deseja ingressar no Ensino Superior. E é claro, passou a ser uma das prioridades no Renô.

Tanto que os alunos se pre­param para a avaliação desde o En­sino Fundamental, com produção de textos e leitura aplicada. Um trabalho que gera resultados. Pelo segundo ano consecutivo, a escola superou sua média no Enem. Em 2011, o colégio obteve média de 570,10 e superou a marca de 2010, quando a escola atingiu 566,47.

Treineiros

Além do trabalho pedagó­gico, o Renô também incentiva os alunos do 2º Ano a fazerem a prova como treineiros. Uma forma de co­nhecer a metodologia da avaliação e ganhar experiência.

“Gostei muito de fazer o Enem. Fiz porque acredito que é uma forma de me preparar para o ano que vem, quando será para va­ler. Agora que tenho noção de como são as questões, fica mais fácil estu­dar para conseguir melhorar minha pontuação”, afirma Pedro Henrique Cabral.

Ele e outros nove alunos do 2º Ano usaram a avaliação deste ano para testar os conhecimentos e se preparar para encará-la mais tranquilos no ano que vem. Será? Para Carla Regina Nascimen­to, que fez a avaliação por orienta­ção e incentivo do pai, a experiên­cia conta, mas o frio na barriga...

“Ah, eu acho que ano que vem vou ficar um pouco mais nervo­sa porque será para valer (risos). Mas como já terei passado pela situação, já saberei como me preparar para a prova”.
Eliana concorda. “Como o Enem é uma prova cansativa e ex­tensa, ajuda muito quando o aluno já tem noção do tempo que deve gastar em cada questão e como elas são elaboradas. Assim, não será algo absolutamente novo para ele”.

Foto: Katarine Rosalem

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Verdade nua e crua no palco

Os alunos do 1º Ano do Ensino Médio encerraram com chave de ouro o Projeto Terça Literária do ano, na terça, 30 de outubro. A partir do tema violência contra a mulher, eles montaram uma peça teatro com direito a cenário, sonoplastia, produção de um vídeo para contar o início da história e uma atuação digna de muitos aplausos para os protagonistas, os alunos Gustavo Serejo Medeiros e Rillary Mardones Sathler Elias. Tudo sob a direção de Letícia Cristina Carolino Cotta.

Gustavo e Rillary brindaram o público, os colegas
do 2º e 3º Anos, com uma ótima interpretação
A peça contava a história “de amor” entre um jovem casal que morava em estados diferentes e começou o relacionamento pela Internet. Eles se conheceram, casaram e quando tudo parecia ser um mar de rosas... ele, tomado pelo ciúme, começou a espancar a mulher. Um detalhe que marcou a apresentação foi a realidade das cenas!

O tempo passa, ela aparece grávida, mas os espancamentos não cessavam. E o resultado de tanta violência acabou recaindo sobre o bebê, que nasceu surdo.

O grand finale da peça mostra o marido arrependido, sozinho e consciente dos erros que cometera. “Acabei ficando sem as duas coisas que mais amava na vida”, diz, no final da peça.

Terminada a apresentação, os professores Eliana Thompson, de Português, e Leonardo, de Literatura, não perderam a oportunidade de elogiar o trabalho. Eliana chamou a atenção para o fato da turma ter trazido à tona um assunto sério e recorrente – a violência contra a mulher. E Leonardo, além assinar embaixo das palavras da colega, elogiou bastante a atuação dos alunos e falou da importância da arte para a vida das pessoas.

Assunto mais atual do que nunca

Menos de um mês depois da apresentação dos alunos, o assunto ganhou o noticiário nacional. Na última semana de novembro, o Ministério da Justiça recebeu um relatório preocupante sobre a violência contra a mulher no Brasil. A cada cinco minutos, uma mulher é agredida no País. Foi o revelou um relatório do Ministério da Justiça.

E de acordo com o documento, o Espírito Santo é apontado como Estado mais violento para as mulheres. O Estado registrou 9,4 homicídios por 100 mil. E o que mata menos é o Piauí, com 2,6 homicídios por 100 mil mulheres.

O documento confirmou, ainda, o que a peça do 1º Ano mostrou: em quase 70% dos casos, quem espanca ou mata a mulher é o namorado, marido ou ex-marido.

Ensino Fundamental faz prova da Sedu

O desempenho dos alunos do Renô foi
elogiado pela coordenação do programa
Silêncio, concentração e disciplina marcaram a terça-feira, 20 de novembro, no Colégio Renovação. E o motivo foi nobre! Duas turmas do Ensino Fundamental, o 2º Ano C Vespertino, da professora Sarah, e 3º Ano A Vespertino, da professora Márcia Machado, foram escolhidas para realizar a Prova ABC, da Sedu (Secretaria de Estado da Educação), cujo objetivo é avaliar o rendimento escolar das escolas particulares a nível nacional.

Membros da coordenação do programa que também estiveram na escola, parabenizaram os alunos pelo bom desempenho nos três ciclos de prova: Português, Matemática e Redação.

“A Prova ABC foi um sucesso aqui na escola! Os meninos e meninas foram superbem nas questões e isso é motivo de muito orgulho para todos nós, Sem dúvida, aquela terça foi um dia importante!” comemora Márcia Machado.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dias de lazer e integração

Alunos do 5º, 6º, 8º e 9º Anos colocam o pé na estrada e aproveitam atividades especiais das viagens de estudo

O mês de novembro foi agitado no Renô. As turmas de 8º e 9º Anos colocaram o pé na estrada rumo ao Pico da Bandeira, dia 9 de novembro. Eles conheceram a cidade do Alto Caparaó e o Pico da Bandeira, e curtiram momentos de lazer e de frio, já que a sensação térmica de cima do pico era de 3º C. Quem foi aprovou o passeio.

Da esquerda para a direita, Ana Clara Vasconcelos Fernandes,
Maria Luiza da Silva Moreira, César Barreiros Vieira Perez, Gabriel Silva e Danielton
de Souza Noli Andrade: eles se divertiram no Hotel Flamboyant!
“Foi uma viagem divertida! Apesar do frio, adorei a vista de cima do Pico da Bandeira e os momentos de descontração”, destacou Lara Paneto, do 8º A Matutino.

E ela ainda chamou atenção para outro detalhe. Segundo a adolescente, o passeio foi uma oportunidade deles aprenderem a se virar, já que passaram duas noites longe dos pais. O colega Pedro Pereira Martins, do 8º B Matutino, completou. “Foi a primeira viagem que fim sem meus pais. Achei importante, me senti mais independente e gostaria de outras experiências como essa”.

Colega de turma de Lara, Marcos Batista Araújo Herkenhoff ficou impressionado com o que viu. “Achei o percurso bonito, com belas cachoeiras. E também gostei da oportunidade de poder fazer um paralelo entre as informações que aprendemos na teoria e na prática”.

Pedra Azul

Na última semana de novembro, foi a vez dos meninos e meninas do 5º e 6º Anos conhecerem o Hotel Flamboyant. A viagem, como explicou a gestora e supervisora Rafaela Martins Moura Sá Muzi, teve dois motivos: lazer e integração dos alunos que sairão do quinto e irão para o sexto ano em 2013. Um total de 96 alunos participou do passeio, realizado entre os dias 26 e 27, e acompanhado por Rafaela, pela supervisora Rosângela, pela coordenadora Ivanir e pelas professoras Beta, Tânia, Neuza e Lívia.

O grupo formado pelos alunos Gabriel Silva e Danielton de Souza Noli Andrade, do 5º A Vespertino, Maria Luiza da Silva Moreira, Ana Clara Vasconcelos Fernandes e Cesar Barreiros Vieira Perez, todos do 5º A Matutino, curtiu bastante a experiência.

Gabriel adorou o banho de piscina com chuva e os jogos de vôlei. César gostou de andar de caiaque no lago e já disse que quer voltar. E Ana Clara, apesar de sentido saudade dos pais, achou bacana sair com os colegas.

Novos consumidores


Após um ano inteiro economizando, os alunos das turmas do 3º Ano Ves­pertino do Ensino Fundamental fo­ram às compras! Uma aula de campo no Supermercado Chiabai encerrou as atividades do projeto Educação Financeira, no dia 31 de outubro (Dia Mundial da Poupança), orientado pela professora Márcia Machado.

A atividade começou em casa, com os pais, quando as crianças elaboraram uma lista com cinco ítens da cesta básica. Os produtos foram pagos com o dinheiro depositado nos porta-ní­queis. “Todos colocaram em prática o que aprenderam sobre finanças: economia, organização dos gastos... E ajudaram nas despesas domésti­cas. Como disse um dos alunos, des­de criança aprendendo a economizar para no futuro o dinheiro não faltar”, falou orgulhosa a educadora.

História sai dos livros e vai para o palco

Guerra de Tróia, Atenas, Esparta
e guerra entre Atenas e Esparta: temas
apresenta­dos pelas turmas do 6º Ano
 Ninguém duvida que os ensinamentos contidos nos livros didáticos são fundamentais para o processo educacional. Mas quando as informações teóricas são transformadas em prática, o resultado é ainda melhor! Que o diga o profes­sor Wesley, que lança mão de uma ferramenta poderosa para melho­rar ainda mais o “relacionamen­to” de seus alunos do 6º e 7º Anos Matutino e 8º Ano Vespertino com a História: peças de teatro.

“A realização desse projeto é uma política que sigo com todas as minhas turmas e cujo resultado é excelente! Quando proponho a atividade, noto que eles ficam bem mais interessados no conteúdo tra­balhado. E o mais interessante é que são eles que fazem tudo: pes­quisa, roteiro, produção. E é sem­pre muito divertido”, garante.

O último projeto do ano ficou por conta dos alunos do 6º Ano, que em outubro fizeram uma apresentação baseada na mitologia grega dentro do contexto das guerras da Grécia Antiga. As turmas foram divididas em quatro grupos e falaram dos seguintes temas: guerra de Tróia, Atenas, Esparta e guerra entre Ate­nas e Esparta.

E aproveitando o envolvi­mento dos estudantes, Wesley re­solveu “dar de presente” uma apre­sentação do 8º Ano para as turmas do 5º Ano Vespertino. O espetáculo aconteceu em novembro e o tema foi o processo de industrialização no Brasil. Segundo Wesley, a dife­rença dessa apresentação é que a peça envolveu todos os alunos da turma.

Um festival de palavras, sons e arte

As turmas do 1º Ano do Ensino Fundamental deram um colorido a mais à quadra da escola com aporesentações musicais e exposição de trabalhos

Um encontro a favor da educação e da sustentabilidade. O Colégio Renovação reuniu estu­dantes, pais e familiares durante a Mostra Cultural das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, no dia 24 de novembro (sábado). A quadra da escola foi o cenário para a festa da alfabetização, onde os pequenos fizeram apresentações musicais e colocaram em exposição os traba­lhos desenvolvidos na sala de aula, com as professoras Zélia Ribeiro de Oliveira, Leoni Antônia Dias Barbo­sa, Renata Malverd, Marineide Go­mes Soares e Maria Pandellis. 

As obras “A Escolinha do Mar”, “Palavras, Muitas Palavras” e “O Trenzinho do Nicolau”, da escri­tora Ruth Rocha, serviram de base para a produção das atividades.

A quadra do Renô virou palco para as
apresentações das turmas do 1º Ano.
Os pequenos fizeram bonito
e emocionaram pais e professores
A mãe da aluna Ana Ruth, Anísia Kaiser, gostou do que viu e elogiou o trabalho do colégio. “Além de apresentar os trabalhos das crianças, o encontro também contribui para os primeiros passos do aluno no processo de desenvol­vimento da leitura e da escrita”, destacou ela. Já o pai da estudan­te Manuela Batalha, Humberto Ca­sotti, aponta que a Mostra Cultural permite o crescimento social da criança. 

“É um dos primeiros conta­tos delas com a cultura, política, esporte e outros meios. Isso é im­portante para a formação”, acres­centou. Cerca de 300 pessoas lota­ram o espaço. Esse foi o primeiro encontro da última temporada de Mostras Culturais deste Ano. 
Nem precisa dizer que papais e mamães ficaram babando
os filhos durante as apresentações. A mãe da Ana Ruth,
Anísia Kaiser, elogiou o trabalho do Renô

Mais de Ruth Rocha

No dia 30 de novembro, foi a vez dos alunos do 2º Ano apresen­tarem seus trabalhos com base no livro “O Reizinho Mandão”, tam­bém de Ruth Rocha.O evento acon­teceu no Cerimonial Mais Legal. Já os estudantes das turmas de 3º, 4º e 5º anos entram em cena no dia 01 de dezembro, com outras obras da autora.

O futuro do seu filho passa por aqui

As matrículas estão abertas! Reservas podem ser feitas no site da escola

Sandra Mara, Ivone Pessanha, Alessandra Klein
e Nildo Cunha durante plantão no dia 01 de dezembro
O Colégio Renovação está com matrículas e rematrículas abertas. E este ano a escola traz uma novidade: os pais que desejarem podem reservar a vaga com antecedência pela internet.

E o processo é muito simples. Basta acessar www.colegiorenovacao.g12.br e selecionar o link “Reserva de Matrícula OnLine”. Ao preencher e enviar o formulário, os pais não só informam o interesse na vaga, como também agilizam o processo.

Desde o dia 21 de novembro a equipe da secretaria está suando a camisa para atender aos pedidos, já que a procura superou as expectativas.Teve até plantão no sábado, dia 01 de dezembro.

“Já estamos com duas turmas de 1º Ano do Ensino Fundamental fechadas. E a demanda por vagas para o Jardim I foi a que mais nos surpreendeu, tanto que uma turma já está completa”, comemora a auxiliar administrativa Ivone Pessanha.

Mudanças

Para 2013 o Renovação vai efetivar algumas experiências que deram certo este ano. “As aulas de campo foram um sucesso e pretendemos dar continuidade ano que vem. Também vamos manter as Mostras Culturais individualizadas. Assim conseguimos dar uma melhor atenção aos pais e alunos”, garante a gestora e pedagoga da escola, Rafaela Martins Moura Sá Muzi.

Além das atividades pedagógicas extra-classe, a escola oferece aos alunos opções culturais e esportivas por meio de parcerias como Judô, Capoeira, Futsal, Vôlei, Handebol, Basquete, Ginástica Olímpica e Hip-hop.

Matrículas

As matrículas podem ser feitas na secretaria da escola, das 8 às 17 horas. Mas no final do ano será feito um recesso: os atendimentos param no período de festas e retornam em 2 de janeiro. E os pais devem ficar atentos, pois as vagas para rematrícula só serão garantidas até o dia 15 de dezembro.

Na hora da matrícula, os responsáveis podem optar por dois tipos de plano: mensalidades divididas em 12 ou 13 parcelas. Rafaela lembrou, ainda, que o CR oferece 10% de desconto no valor da mensalidade para as empresas parceiras da escola: Unimed, Caixa, Vale, Escelsa, Samp, Sindijudiciários-ES, Petrobras, Afites-ES e Lazer & Cultura.

Além disso, pais e alunos do colégio ganham desconto em escolas de idiomas (CNA, Wizard e CCAA), em academias (Salute e Corpus), no Laboratório Deomar Bitencourt, na Farmácia São Bento, em Transporte (Tio Teco) e na Luis Gomes Filmagem. É só apresentar a carteirinha.

No Renovação os alunos conhecem outras culturas e são incentivados à valorizar as tradições nacionais em atividades extra-classe, como o Arraiá Cultural e o Desfile da Independência

Conforto: as salas do Renovação são iluminadas e climatizadas com ar-condicionado

Fotos: Katarine Rosalem e Ismael Inoch

Jornal Renovação - Ano 1 - 2011


*Versões em JPG

Edição 1 - Abril 2011