domingo, 1 de dezembro de 2013

Ensino Médio do Colégio Renovação inova e leva apresentações artísticas para o Shopping Norte e Sul

Alunos do 1º e do 2º Ano emocionaram o público, que lotou a praça de alimentação, com canções e poesias de Vinicius de Moraes e clássicos de Luiz Gonzaga como "Asa Branca"

Os aluns do 1º Ano cantaram, tocaram, dançaram e mostraram que são verdadeiros artistas
Performances da aluna
Pâmella Duarte, do 1º ano
A noite de sexta-feira (29) foi mais que especial para as turmas de 1º e 2º Ano do Ensino Médio (EM) do Colégio Renovação. Depois de longos meses de preparação, eles levaram arte e música para a praça de alimentação do Shopping Norte e Sul, em Jardim Camburi, Vitória, e emocionaram o público - que lotou o espaço - com canções de Vinícius de Moraes e Luiz Gonzada, dois dos grandes poetas da MPB.

As apresentações encerraram o ano da Terça Literária, atividade desenvolvida pelos professores de Literatura, Leonardo Dutra Ferreira, e Língua Portuguesa, Eliana Thompson, com os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental ao 2º Ano do EM.
O professor de Literatura,
Leonardo Dutra, tocou gaita
Durante os atos de cada peça, os alunos contaram a trajetória de Vinícius e Gonzagão. “Garota de Ipanema”, “Pela Luz dos Olhos Seus”, “A Vida do Viajante”, “Asa Branca” e outras canções do Rei do Baião e do “poetinha” ditaram o ritmo das apresentações, que mesclaram teatro, dança e poesia. Tudo com base em um amplo trabalho de pesquisa e, é claro, muita criatividade!

Os artistas foram escolhidos para serem homenageados porque o Brasil comemorou seus centenários recentemente (2012, Gonzaga, e 2013, Vinicius) e, também, em virtude da importância deles para a música e cultura brasileiras.

“Apesar das dificuldades, cada um dos alunos se superou. Estavam lindos, naturais, entregues, dispostos... Eles talvez nem saibam que fizeram Literatura Viva. Pesquisaram, selecionaram, criaram, ampliaram os horizontes na transmissão de sentimentos variados. Foi maravilhoso!”, comemorou professor Leonardo, que emendou. "Infelizmente, nenhum shopping da Grande Vitória possui salas teatrais, o que mostra como falta estímulo aos artistas capixabas. Por isso, gostaria de parabenizar a administração do Norte e Sul pela parceria e por proporcionar a esses alunos a oportunidade de mostrar o que aprenderam em sala de aula para o público".
O Shopping Norte e Sul ficou lotado
E no final, nem precisa dizer que a diretora da escola, Maria Lila Martins Moura Sá, a tia Lila, estava radiante! "Foi mais uma atividade para encerramento de ano letivo nota 10. Estou muito feliz. Os alunos estão de parabéns!".

*Fotos: Katarine Rosalem

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Terça Literária é destaque no Renovação Online de novembro


Amanhã tem apresentações do Ensino Médio no Shopping Norte e Sul!

Quem quer ver, ou, até mesmo, rever as últimas apresentações do Ensino Médio na Terça Literária, terá essa oportunidade amanhã, a partir das 20h, na praça de alimentação do Shopping Norte Sul.

A Terça Literária é uma atividade desenvolvida pelos professores de Literatura, Leonardo Dutra Ferreira, e Língua Portuguesa, Eliana Thompson, com os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental ao 2º Ano do Ensino Médio.

As moças e rapazes escolheram uma trilha sonora especial para as últimas edições do trabalho, em homenagem a dois poetas da MPB: Luiz Gonzaga e Vinicius de Moraes.  “A Vida do Viajante”, “Asa Branca”, “Garota de Ipanema” e outras canções do Rei do Baião e do “poetinha” vão embalar a noite.

Toda a escola e a comunidade estão convidados a prestigiar as turmas do EM!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Terça Literária relembra a trajetória de sucesso de Luiz Gonzaga


"A Vida do Viajante", "Asa Branca", "Xote das Meninas" e outras canções de Luiz Gonzaga fizeram parte da trilha sonora da Terça Literária ocorrida no dia 11 de novembro, no auditório do Colégio Renovação. A atividade foi realizada pelos alunos do 1º Ano do Ensino Médio. que contaram a trajetória do Rei do Baião, e inclusive, sua relação com o filho Gonzaguinha, outro grande nome da música popular brasileira. 

Para isso, os estudantes utilizaram diversas manifestações artísticas, como teatro, dança e poesia. Tudo com base em um amplo trabalho de pesquisa e, é claro, muita criatividade! A Terça Literária foi prestigiada pelos demais estudantes do Ensino Médio e pelos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Apresentações no Shopping Norte e Sul no dia 29

Quem quer ver, ou, até mesmo, rever a apresentação, terá essa oportunidade no dia 29 de novembro, a partir das 20h, na praça de alimentação do Shopping Norte Sul, onde as últimas edições da Terça Literária serão reapresentadas. As duas primeiras apresentações deste ano foram em homenagem ao poeta Vinícius de Moraes e contaram com a participação dos alunos do 2º Ano do ensino médio. 

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Última noite de autógrafos é um sucesso!

Alunos dos 4º e 5º Anos não perderam a chance de conhecer o autor dos livros que estão lendo e fecharam a temporada de noites de autógrafos de 2013 com chave de ouro!

Fabiano conversa com aluno após autografar o livro
Mais uma noite de emoção e muitas assinaturas e fotos! Os alunos do 4ª Ano Vespertino e do 5º Ano do Renô compareceram em preso à Praça de Alimentação do Shopping Norte e Sul para conversar e pedir autógrafos ao escritor Fabiano Moraes. A quarta e última concentração aconteceu nesta terça-feira.

Autor autografa livro de aluna
Como nas três anteriores, as crianças não economizaram sorrisos e tiraram fotos com o autor que mais teve livros adotados pela escola esse ano. Ao todo foram quatro: "Eu Não Quero Mais Fazer Xixi na Cama" (escrito em parceria com Yedda de Oliveira), "O Menino e a Atiradeira", "Meu Querido Diário" e "A Vila do Mercado". Ontem o autor autografou as duas últimas publicações citadas, estudadas pelos 4º e 5º Anos, respectivamente.

Mostra

As noites de autógrafo foram um esquenta" para a "Mostra Cultural 2013 que começou no dia 05 de outubro e está acontecendo em sábados alternados, na quadra da escola. Até agora já se apresentaram: Educação Infantil, 1º e 2º Anos. No próximo sábado será a vez do 3º Ano colorir o Renô com a história do livro "O Homem que Escrevia ao Contrário". As turmas de 4º e 5º Anos se apresentam no dia 30.

Como de costume, papais e mamães
pararam para registrar o momento

Veja a lista completa dos livros que foram e serão apresentados:

- Meu Querido Diário, de Fabiano Moraes e Yedda de Oliveira
- O Homem que Escrevia ao Contrário, de Fabiano Moraes
- O Menino e a Atiradeira, de Fabiano Moraes
- A Vila do Mercado, de Fabiano Moraes
- Eu Não Quero Mais Fazer Xixi na Cama, de Ivan Filho
- O Medo do Mato, de Rodrigo Britto
- A Casa que Guardava Segredos, de Márcia Barroso Baunilha.
- O Jardim de Laila, de Elizabeth Martins


quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Renovação Notícias nº 9 - Começou a Mostra Cultural 2013


Alunos do 3º e 4º Anos autografam livros de Fabiano Moraes

Fabiano conversou e falou um pouco sobre como foi escrever
cada uma das histórias
A noite de ontem marcou mais uma etapa do #esquenta para as Mostras Culturais do Colégio Renovação que estão acontecendo aos sábados. Depois dos alunos da Educação Infantil, 1º e 2º Anos, nesta quarta-feira foi a vez das turmas de 3º e 4º Anos autografarem seus livros: "O Homem que Escrevia ao Contrário" e "Meu Querido Diário", respectivamente.

Eles se encontraram com o escritor Fabiano Moraes na Praça de Alimentação do Shopping Norte e Sul, em Jardim Camburi, onde puderam ver de perto o contador das histórias que estão estudando em sala de aula. E não faltou estudante doido para conversar com Fabiano, tanto que o local escolhido para a distribuição de autógrafos ficou lotado!


A Praça de alimentação
do shopping ficou lotada


Alunos do 3º Ano ma expectativa para conversa
 


Faça sua inscrição no Bolsão 2014 do Renô

Já estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Bolsão 2014 do Colégio Renovação. Uma ótima oportunidade para os alunos que irão iniciar o 6º Ano do Ensino Fundamental e os 1º e 3º Ano do Ensino Médio de concorrerem a bolsas de estudo de 5% a 100%.

A prova será aplicada no dia 10 de novembro, de 9 horas ao meio dia. Para participar, basta doar 1 kg de alimento não perecível! Faça sua inscrição na secretaria da escola, entre os dias 30/11 e 01/11, no horário de 8 às 16 horas. Informações pelo telefone: (27) 3200.3014.
Ao todo, serão:

- 10 bolsas de 100%
- 20 bolsas de 50%
- 70 bolsas de 30%
- 75 bolsas de 15%
E mais:

− Alunos de Escolas Públicas terão descontos a partir de 15%, de acordo com o Boletim Escolar, que será analisado pela Equipe Pedagógica.

− Alunos matriculados no 9º ano do fundamental do Colégio Renovação terão desconto automaticamente de 15% no Pré – IFES do UNIPRÓ.

− Aluno do UNIPRÓ que não for aprovado no IFES terá desconto automático de 15% no 1º ano do Ensino Médio do Colégio Renovação.

Serviço:
Inscrições – Secretaria da Escola
Período – 30 de outubro a 01 de novembro
Horário – 8h às 16h
Taxa de Inscrição – 1 kg de alimento não perecível
Data do Bolsão – 10/11
Horário – 9h às 12h

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Autores capixabas dão autógrafos e conversam com alunos no Shopping Norte e Sul

Alunos conversam com Fabiano Moraes
e recebem autógrafos
 E o #Esquenta para o segundo dia de Mostra Cultural não para! Ontem à noite as turmas do Jardim I e Pré 1 conhecerem os autores dos livros que estão estudando em sala de aula: "Eu Não Quero Mais Fazer Xixi na Cama", de Ivan Filho, e "O Menino e a Atiradeira", de Fabiano Moraes, respectivamente. A dupla capixaba conversou com as crianças, deu muitos autógrafos e posou para várias fotos.
E não dá para esconder que foi uma noite de autógrafos emocionante para alunos, pais e professores do Renovação. E não foram só as crianças que tietaram os escritores. Os pais fizeram questão de acompanhar os filhos e tirar uma foto.
Família ao lado de Ivan Filho para registrar esse momento especial
No próximo dia 30/10 será a vez das turmas dos 3º e 4º Anos do Ensino Fundamental se encontrarem com os autores do seus livros, no Shopping Norte e Sul, em Vitória, a partir das 19 horas. Fabiano Moraes estará a postos mais uma vez para levar os pequenos pelo mundo da literatura capixaba!

Mostra Cultural

As duas obras foram adotadas pela escola no segundo semestre e serão apresentadas durante a Mostra Cultural 2013 que começou no sábado (05). Durante os meses de outubro e novembro o Renô vai prestigiar a literatura capixaba. Ao todo serão oito livros de cinco autores diferentes, dentre eles Elizabeth Martins.

Rodrigo Britto autografa assina livro de aluno

E no próximo sábado (19) o 2º Ano vai apresentar o livro "O medo do Mato", de Rodrigo Britto, ex-aluno do colégio, a partir das 8 horas, na quadra da escola. Alunos, pais e toda a comunidade estão convidados!

*Fotos: Katarine Rosalem

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Mostra Cultural 2013 Colégio Renovação: Literatura capixaba em foco

Esse ano a Mostra Cultural do Colégio Renovação foi dividida em cinco finais de semana e terá a participação dos alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

A Mostra Cultural 2013 do Colégio Renovação será especial. Isso porque o tema central do evento será a literatura infanto-juvenil capixaba. Os alunos da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental vão se dividir durante cinco finais de semana, entre os meses de outubro e novembro, para apresentar oito obras de cinco autores capixabas, dentre eles Rodrigo Britto, ex-aluno da escola
O livro "A Casa que Guardava Segredos", de Márcia Barroso
Baunilha, é o primeiro a ser apresentado
, e Elizabeth Martins.

A primeira etapa desse grande encontro de histórias e fábulas será amanhã, a partir das 8 horas, na quadra da escola, em Jardim Camburi. As turmas do 1º Ano vão falar sobre “A Casa que Guardava Segredos”, de Márcia Barroso Baunilha.

Os livros foram adotados pela instituição no segundo semestre e serão trabalhados dentro e fora de sala até o final do ano. E cada um deles será apresentado nos demais dias de mostra: 19/10 (2º Ano), 26/10 (Educação Infantil), 09/11 (3º Ano) e 30/11 (4º e 5º Anos). Alunos, pais e comunidade estão convidados a mergulhar no mundo dos livros e do imaginário infantil.

Veja a lista completa dos livros que serão trabalhados:

- Meu Querido Diário, de Fabiano Moraes e Yedda de Oliveira
- O Homem que Escrevia ao Contrário, de Fabiano Moraes
- O Menino e a Atiradeira, de Fabiano Moraes
- A Vila do Mercado, de Fabiano Moraes
- Eu Não Quero Mais Fazer Xixi na Cama, de Ivan Filho
- O Medo do Mato, de Rodrigo Britto
- A Casa que Guardava Segredos, de Márcia Barroso Baunilha.
- O Jardim de Laila, de Elizabeth Martins



Renovação Notícias 8 - Setembro 2013


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Noite de autógrafos anima café do Shopping Norte e Sul

O escritor e ilustrador Rodrigo Britto conversa com aluno
A noite de terça-feira (01) foi especial para os alunos do 1º e do 2º Ano do Colégio Renovação. Eles se reuniram no café do Shopping Norte Sul, em Vitória, para pedir autógrafos e conversar com os escritores capixabas Rodrigo Britto e Márcia Barroso Baunilha, autores dos livros "O medo do Mato" e "A Casa que Guardava Segredos", respectivamente.

O encontro foi promovido pela direção da escola, em parceria com a livraria Logos, que é parceira da escolas nos eventos culturais promovidos pelo Renô.


Prata da casa


Mas a escolha de "O medo do Mato" não foi apenas pelo valor cultural e didático do seu conteúdo. Mais que isso! Além de fazer parte das obras literárias estudadas pelos alunos a partir de agosto, a obra foi patrocinada pelo Colégio Renovação. Isso porque a direção da escola fez questão de dar uma forcinha para o autor, Rodrigo Britto, que é ex-aluno da escola.

"O sentimento que tenho é o de realização. Passei pela escola para estudar e agora volto para apresentar os livros para as crianças. Estou muito feliz", disse Rodrigo, com um belo sorriso no rosto!


As duas obras foram adotadas pela escola no segundo semestre e serão apresentadas durante a Mostra Cultural 2013 que começa no próximo sábado (05), que vai prestigiar a literatura capixaba. Ao todo serão oito livros de cinco autores diferentes, dentre eles Elizabeth Martins.

Fique ligado! Saiba tudo o que rolou na noite de autógrafos na próxima edição do Jornal Renovação. Aguarde!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Protestos na Grande Vitória: Renovação mantem aulas normais nesta sexta-feira

Desde às 6 horas da manhã desta sexta-feira (30), representantes sindicais dos professores, bancários e trabalhadores da construção civil bloqueiam os principais acessos à Vitória e Vila Velha, e também a algumas empresas em Serra. No entanto, por entender que a região onde o Colégio Renovação está localizado pouco será afetada, a direção da escola decidiu manter as atividades programadas para hoje.

Dessa forma, as aulas da manhã, bem como as da tarde, estão mantidas. O mesmo acontecerá com atividades extracurriculares, trabalhos e provas agendadas previamente. A secretaria da escola também está funcionando normalmente e a escola está aberta a prestar outros esclarecimentos.

Desde já contamos com a compreensão de todos.

A direção

Leia informações sobre os protestos em:


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Amanhã tem desayuno no Renô

Durante o desayuno - café da manhã em espanhol - os alunos vão praticar o que aprenderam em sala de aula
Uma aula de espanhol diferente. É o que promete a professora Giselle Casotti. Amanhã os alunos do 1º Ano do Ensino Médio vão promover um desayuno - café da manhã - especial no parquinho da escola. Além de nomear os pratos conforme a língua europeia, a turma vai apresentar cada alimento sem falar em português.

Os adolescentes foram divididos em grupos e cada um levará uma comida ou um utensílio típico da refeição matinal. “A ideia é fazê-los colocar em prática o que estamos aprendendo em sala e mostrar para eles que a falar outra língua não é esse bicho de sete cabeças", frisou a professora.

Informativo Eletrônico 6 - Julho 2013


quarta-feira, 17 de julho de 2013

Renovação classifica alunos para a segunda fase da Olimpíada de Matemática

Alunos observam o professor durante aula especial
A escola classificou um aluno para a segunda etapa nacional e oito para a estadual

Boa notícia para os alunos que participaram da primeira fase da 35ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM): o Renovação tem um estudante classificado para a segunda fase da etapa brasileira e oito para a segunda fase da etapa capixaba!

Lucas Silva Sarres, do 9º Ano A vespertino, conseguiu índice e realiza a 2ª prova nacional, do nível 2, em setembro. Além disso, ele os colegas Guilherme Durval Caetano de Sales, Nelson Prota Pravato Serrano e Vinícius Pessoa Egídio, todos do 9º Ano, farão a prova da segunda fase capixaba, nível 2.

Já do nível 1 da etapa estadual, os classificados são: Gabriel Nascimento Oliveira (6º Ano B vespertino), Matheus Silva Sgrancio (7º Ano A vespertino), Arthur Loreto Soprani Lopes (6º Ano A matutino) e João Vitor Figueiredo Baltazar (6º Ano B vespertino). A prova deve acontecer entre outubro e novembro.

Em 2013 o Renô contratou o professor Igor Franzotti, especialista nesse tipo de prova, para preparar os candidatos da escola. Ao todo, 34 alunos fizeram as provas, que aconteceram no dia 15 de junho.

Parabéns aos classificados! Agora é continuar estudando para realizar uma boa prova! O Renô está torcendo por vocês!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Aprenda, ensine e se divirta com cinco aplicativos da área de educação

Em abril, o porfessor e educador Valther Maestro bateu um papo descontraído com os pais do Renovação sobre como as novas gerações interagem socialmente e de que forma a educação deve se adequar
às mudanças de comportamento das crianças e dos adolescentes.

“No futuro as escolas não terão salas de aula e os alunos não serão divididos por série ou idade. Todos eles vão aprender juntos, usando tablets e celulares. E aí, os professores serão coadjuvantes, apenas orientando as atividades”, destacou Valther. Mas para isso, explica ele, os pais precisam compreender como os jovens enxergam o mundo atual: “Eles estão conectados por meio da tela do computador e do celular”!

Por isso, que tal aproveitar que os estudantes de hoje adoram um game para apresentar a eles aplicativos educativos, desenvolvidos para aprimorar algumas habilidades? Vai ser muito legal e seus filhos vão aprender brincando!



AppProva
https://pt-br.facebook.com/appprova

Angry Birds Space
http://space.angrybirds.com/launch/

The Ultimate Dinopedia
https://itunes.apple.com/br/app/ultimate-dinopedia-complete/id407565149?mt=8

Frog Dissection
https://itunes.apple.com/us/app/frog-dissection/id377626675?mt=8

Os Elementos: Uma Exploração Visual
https://itunes.apple.com/br/app/os-elementos-uma-exploracao/id364147847?mt=8

*As dicas saíram no Estadão Educação

quarta-feira, 26 de junho de 2013

67% das crianças não sabem fazer contas básicas, aponta pesquisa


O estudo, feito por estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental privado e público, aponta ainda que quase 25% das crianças avaliadas em todo o país não demonstram habilidades elementares como as de localizar informação num texto. No Renovação, os professores apostam em aulas lúdicas para garantir o aprendizado

Mais da metade das crianças brasileiras que cursam 3º ano do ensino fundamental estão defasados em leitura. Em matemática, a situação é ainda pior: 67% das crianças não conseguem fazer contas básicas como deveriam na sua idade. Os resultados são da Prova ABC, da ONG Todas pela Educação, divulgados ontem (25).

De acordo com a avaliação, aplicada no final do ano passado com 54 mil crianças do 3º ano do ensino fundamental privado e público, 55% dos pequenos não têm proficiência adequada em leitura. E, pior: quase 25% das crianças avaliadas em todo o país não demonstram habilidades elementares como as de localizar informação num texto. Por exemplo, não conseguem dizer quem é o personagem principal ou identificar o tema de um texto curto.

Os dados, claro, variam regionalmente. Em São Paulo, 60,1% das crianças são proficiências em leitura. Já em Alagoas, Estado com pior avaliação, esse índice cai para 21,7%. "Regiões mais pobres tendem a ter índices piores. Mas isso não pode servir de justificativa. Temos de ter foco nas crianças das regiões mais pobres", analisa Priscila Cruz, diretora executiva do movimento Todos pela Educação.

"Uma das principais mensagens da Prova ABC é a desigualdade educacional que começa logo no início do fundamental. Essa desigualdade tende a se aprofundar nos anos seguintes", diz Cruz. De acordo com a especialista, o governo federal poderia suplementar mais ainda os estados mais pobres.

Os dados deste ano não são comparáveis com anos anteriores, pois foram as provas foram aplicadas em anos letivos diferentes. Esta foi a última edição da Prova ABC A partir deste ano, o governo federal terá um sistema próprio, a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), aplicada nacionalmente com alunos do 3º ano do ensino fundamental.

A prova, explica a assessoria de imprensa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), do MEC, avaliará alfabetização e matemática. "A gente cumpriu o objetivo, que é de chamar atenção do governo que é importante olhar para a alfabetização", diz Cruz.

Renovação investe em aulas lúdicas para garantir aprendizado


O Colégio Renovação sabe que a matemática é uma das disciplinas que mais gera dúvidas nas crianças. Por isso, a escola investe em treinamentos e incentiva os professores a procurar alternativas lúdicas e prazerosas para garantir o aprendizado dos alunos.

Um belo exemplo dessa didática foi feita com os alunos dos 2º Anos do Ensino Fundamental. Orientados pelas professoras Nisete, Penha, Sarah, Tatiana,Valéria e Janine, eles ganharam uma banana e participaram de uma aula diferente, baseada no Material Dourado - técnica idealizada e desenvolvida pela médica e educadora Maria Montessori para tornar mais prático o aprendizado da aritmética. 
A especialista criou um material formado por barras que, ao serem divididas ou agrupadas, reproduzem as dezenas e as centenas. Assim, cada barra da dezena é formada por dez unidades e cada centena por dez dezenas (ver imagem ao lado). 

Como cada fruta representava uma dezena, os alunos deveriam fatiá-la em 10 rodelinhas (unidades). Dessas, eles poderiam degustar meia dezena (cinco unidades). Após contarem e refletirem sobre o exercício, eles só poderiam comer o restante depois de acertarem a conclusão da aula prática, ou seja, que uma dezena é igual a 10 unidades! 

“Verificamos que nossos alunos são “feras” em matemática, pois acertaram a questão, degustaram a meia dezena proposta no exercício e mais a outra meia dezena que havia ficado no prato. Também, pudera! A fruta tinha calda de chocolate e cereais crocantes”, comemora a professora Nisete.

Fonte: Folha de S. Paulo Educação

Das 10 maiores federais, apenas UFRGS e UFPE resistem ao Enem/Sisu

O plano do MEC de que o Enem substitua os vestibulares começa a se efetivar, com a adesão das maiores universidades ao sistema unificado

Em março deste ano, o portal Terra fez um levantamento sobre as universidades federais do País que ainda não aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição aos vestibulares tradicionais. Das dez maiores instituições federais, seis ainda não haviam aderido ao modelo do Ministério da Educação (MEC), mas a maior parte delas estudava mudanças para este ano. Passados quase três meses, apenas duas ainda resistem em aderir ao Sisu: a Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Federal de Pernambuco (UFPE). 

No dia 18 de junho, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), que já utilizava o Enem como primeira fase do vestibular, anunciou que desistiu do modelo de seleção própria e que, a partir de 2014, todos os seus alunos serão escolhidos por meio do Sisu. Em março, o pró-reitor de Graduação, Ricardo Miranda, havia confirmado que a mudança não tinha acontecido ainda porque o modelo do MEC enfrentava algumas resistências dentro da universidade.

Na Federal do Pará (UFPA), a decisão de acabar com a seleção própria – e adotar o Enem - foi tomada no começo deste mês. A instituição alegou dificuldades orçamentárias para a aplicação do vestibular após a presidente Dilma Rousseff ter sancionado lei, em abril, que isenta do pagamento da inscrição alunos de escola pública e bolsistas integrais na rede particular. 

Em abril deste ano, a Universidade de Brasília (UnB) também confirmou a adesão ao Sisu, com o fim do vestibular de verão. No entanto, a instituição optou por manter a seleção de inverno e o programa de avaliação seriada. Na Federal da Paraíba (UFPB), a mudança ocorreu em maio, com o fim da avaliação seriada e adoção apenas do Sisu.

Além da UFBA, UFPA, UnB e UFPB, outras quatro universidades federais do País – já haviam aderido ao Enem: Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal Fluminense (UFF), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na lista das dez maiores – segundo o Censo da Educação Superior – restam apenas a UFRGS e a UFPE.

UFPE já utiliza o Enem como primeira fase

Em maio deste ano, a reitoria da UFPE confirmou que vai manter o Enem, incluindo a redação, como primeira etapa e provas específicas aplicadas pela instituição como a segunda etapa do vestibular 2014. Já na UFRGS, o uso da nota do Enem é opcional para compor a nota final do vestibular. Em março, a instituição disse que estuda ampliar o peso do exame nacional, mas até agora nenhuma mudança foi anunciada.

*Matéria publicada pelo Portal Terra