quinta-feira, 2 de maio de 2013

Exposição sobre Rubem Braga detalha vida e obra do cronista capixaba


Continua em cartaz no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, a exposição “Rubem Braga – O Fazendeiro do Ar”, uma homenagem ao centenário do cronista capixaba nascido em Cachoeiro do Itapemirim. A mostra, com visitação gratuita, ficará em Vitória até o dia 26 de maio, antes de seguir para São Paulo e Rio de Janeiro, e retornar para o Espírito Santo, desta vez, na Casa dos Bragas em Cachoeiro.

Uma das marcas da exposição é a interação e familiarização do público com textos, documentos, correspondências, desenhos, pinturas, fotografias, objetos, depoimentos em vídeos e publicações sobre a vida e obra do escritor.
A estrutura da mostra será dividida em módulos temáticos: Capital Secreta do Mundo, Retratos, Redação, Guerra, Passarinhos, Musa e Cobertura. Nestes, serão abordados sua infância em Cachoeiro de Itapemirim, o dia a dia em jornais como redator, repórter político e também seu trabalho com as artes plásticas.

Cada um desses espaços terá uma concepção visual de modo a provocar no espectador a ideia de imersão no universo ali retratado. Assim, na sala Retratos, imagens do escritor, em diversas épocas de sua vida, ocupam uma parede.

Também farão parte da mostra vídeos com depoimentos de amigos próximos que conviveram com Rubem Braga, como Ziraldo, Zuenir Ventura, Ana Maria Machado, Danuza Leão, Fernanda Montenegro, Lygia Marina, José Hugo Celidônio, dentre outros. Rubem Braga morreu no Rio de Janeiro, em 19 de dezembro de 1990, aos 77 anos.


Concepção

A curadoria da exposição é de Joaquim Ferreira dos Santos – escritor, jornalista e cronista –, que mergulhou nos arquivos integralmente cedidos pela família de Rubem Braga para traçar o fascinante percurso da exposição. O projeto cenográfico é de Felipe Tassara. A concepção e produção do projeto são do Instituto de Inovação do Estado e da Sociedade (IIES), e a realização é do Governo do Espírito Santo. A exposição conta com a parceria do Instituto Sincades e com o apoio institucional da Fundação Casa Rui Barbosa e da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. O Instituto Peabirus também é um apoiador da mostra.

São patrocinadores da exposição o Banestes, a Sereng Engenharia e Consultoria Ltda., a Cotia Comércio Exterior e a Help Capacetes.

Exposição “Rubem Braga – O Fazendeiro do Ar”
Serviço:
O quê: “Rubem Braga – O Fazendeiro do Ar”
Visitação: Até o dia 26 de maio de 2013
Local: Palácio Anchieta, Praça João Climaco s/n, Cidade Alta, Centro, Vitória
Horário: Terça a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas e sábado, domingo e feriados, das 9 horas às 17 horas.
Site da exposição: www.centenariorubembraga.com.br
Entrada: gratuita
Agendamento de escolas: (27) 3636-1032 / 3636-1048
agendamento@palacioanchieta.es.gov.br
Segunda a sexta-feira, das 08 horas às 18 horas.

Ficha Técnica:
Curadoria:
- Joaquim Ferreira dos Santos
Projeto cenográfico:
- Felipe Tassara
Concepção e produção:
- Instituto de Inovação do Estado e da Sociedade (IIES)
Coordenação e Produção Executiva:
- Luciana Vellozo Santos e Robson Outeiro
- Emporio Empreendimentos Artísticos e Culturais
Realização:
- Governo do Estado do Espírito Santo
- Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
- Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
- Ministério da Cultura
Parceria:
- Instituto Sincades
Apoio Institucional
- Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim
- Fundação Casa Rui Barbosa
Apoio
- Instituto Peabirus
Patrocínio
- Banestes
- Sereng Engenharia e Consultoria Ltda.
- Cotia Comércio Exterior
- Help Capacetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário