quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Música e conhecimento: essa dupla tem tudo a ver



Colégio Renovação homenageia artistas capixabas durante a Mostra Cultural 2015

“É uma emoção indescritível a que estamos sentindo... É como se estivéssemos em cima do palco. Trabalhamos há 15 anos com música e estamos muito honrados. Atitudes como essa é que nos dão força pra continuar...”

A afirmação acima é do guitarrista da banda Macucos, Xande. O grupo de reggae, um dos mais famosos do Estado, foi um dos homenageados da Mostra Cultural 2015 do Colégio Renovação – A Música Capixaba Acontece Aqui. O projeto interdisciplinar anual foi realizado entre os meses de agosto e setembro, envolvendo as turmas da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental.

Além do Macucos, os outros artistas escolhidos para terem sua obra estudada a apresentada em cinco dias de apresentações foram Carlos Papel, Kleber Simpatia – intérprete da Unidos de Jucutuquara –, Paulão do Cavaco, Plínio Soares, Carlos Bona e até o Rei Roberto Carlos.

O tema da Mostra foi definido ano passado e resultado de algumas reuniões da equipe pedagógica. Segundo a supervisora da Educação Infantil, Rafaela Martins Moura Sá Muzi, a equipe queria um tema bem interdisciplinar, que agregasse valor ao conteúdo teórico trabalhado em sala e que, acima de tudo, fosse interessante e prazeroso aos olhos das crianças.

“A partir daí tivemos a ideia de levar música para Mostra, mas a música feita por artistas de nossa terra. Dessa forma, além de trabalhar a obra de cada um dos homenageados, ainda tivemos a chance de apresentar e reforçar aos alunos a história e vários itens da cultura capixaba”, explicou Rafaela, que ficou muito satisfeita com o resultado final do projeto.

Além do feedback positivo dos pais e convidados que marcaram presença nos dias de evento, ela destacou a disponibilidade e carinho dos artistas capixabas. Todos, com exceção de Roberto Carlos, acompanharam de perto as apresentações das turmas e comandaram mini shows. Mas na ausência de Roberto, pais e familiares tiveram a chance de curtir os maiores sucessos do Rei na voz de seu cover Fábio Freitas.

Cantor, compositor e violonista, o carioca de nascimento e capixaba de coração Carlos Papel foi o primeiro capixaba a ser homenageado, em 22 de agosto, e citou as crianças ao falar daquele momento. “O carinho que a gente recebe de uma criança é especial, pois elas são puras e muito sinceras. É uma honra receber essa homenagem, pois acho que a música tem papel essencial na educação e a formação da cidadania”, destacou ele.

Publicado no Caderno Especial de Educação do Folha Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário