Quando chega o primeiro dia de aula do filho, são os pais que sentem aquele frio na barriga. “Será que meu filho vai se habituar à escola? Será que ele vai sentir minha falta? Será que ele vai comer direitinho? Será que vão cuidar bem dele?”. São muitas as dúvidas que reviram a cabeça dos pais na hora de escolher a instituição que dará início à vida escolar do filho.
Isso se justifica quando nos damos conta de que é lá que a criança vai começar a construir novos laços de amizade, descobrir um novo mundo e adquirir valores que o acompanharão por toda a vida. Alguns itens, porém, devem ser levados em consideração para pôr fim a algumas dessas questões e facilitar o processo de escolha da creche.
Segundo a pedagoga Rafaela Martins Moura Sá, o primeiro ponto importante é conhecer a proposta pedagógica e os profissionais da escola.
“Os pais devem saber qual é a matriz curricular da escola, quais os conteúdos que serão trabalhados com as crianças, além da formação dos professores, saber se são profissionais capacitados. Eles devem ter atenção, por exemplo, à rotatividade de professores dentro da escola. Um nível alto de rotatividade não é legal para a instituição”, explica a pedagoga.
Além dessa, veja outras dicas importantes que o Especial Educação do Folha Vitória separou para ajudar os pais na hora de escolher a escola do filho:
Papel e caneta na mão
Saiba o que você espera da escola. Escreva em um papel pontos indispensáveis como espaço físico, profissionais preparados e atividades extracurriculares. Esses itens vão tornar a busca mais direcionada e fácil.
PesquiseAlguns pais podem se identificar com a primeira escola visitada; já outros vão preferir conhecer umas cinco, no mínimo, antes de bater o martelo. Seja em qualquer um dos dois casos, alguns pontos não podem passar despercebidos. Por exemplo: é importante observar a questão da higiene, ver se o ambiente onde a criança vai ficar e limpo, ventilado e, principalmente, se oferece segurança para o pequeno aluno.
Busque referências
Aproveite o horário de saída ou entrada das crianças, quando muitos pais vão à escola, e converse com eles sobre questões básicas como alimentação, rotina e método de ensino. Suas repostas podem confirmar - ou não - as impressões iniciais.
O que seu filho quer
Se você gostou de mais de uma escola, leve seu filho para conhecê-las e ver o que ele acha. Você poderá perceber se ele gostou ou não do ambiente e até dos professores.
Além da sala de aula
A sala de aula é apenas um dos serviços oferecidos pela creche. Também é função dela cuidar da criança, mantê-la limpa e alimentada. Lembre-se de ter atenção a isso quando visitar a instituição.
Preço x qualidade
A regra do “nem sempre alto custo é sinônimo de boa qualidade” também se aplica no sistema educacional. Manter uma creche tem seus custos, mas é preciso saber se eles são bem investidos, principalmente no corpo pedagógico. Caso contrário, o caro pode sair barato.
Igualdade da sala de aula
Além da mensalidade, a família pode arcar com as atividades que a escola desenvolve ao longo do ano? Caso não, a criança pode não acompanhar os coleguinhas nas atividades extras e acabar prejudicada, além de desenvolver um sentimento de inferioridade. Por isso, o ideal é escolher uma escola que se ajuste a padrão financeiro da casa.
Flexibilidade
Todo mundo está sujeito a imprevistos e eles podem acontecer na hora de buscar o filho na escola. É fundamental conversar com a escola e saber o que pode acontecer caso eles se atrasem no horário de saída. Cada escola tem seu método e algumas cobram taxas extras pelo tempo a mais que a criança permanece ali.
Sonho de mãe
Se a mãe sonha em ver o filho na apresentação do Dia das Mães ou da Páscoa na escola, é importante saber se a escola oferece esse tipo de programação. Algumas não realizam festas nessas datas, enquanto outras fazem as comemorações só para as crianças. Estejam atentos para que este sonho não saia caro.
Fonte: Folha Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário