segunda-feira, 9 de maio de 2016

Educar com ou sem palmadas, eis a questão!

É possível educar sem bater nos filhos? Esse foi o tema de uma matéria especial publicada no Jornal A Gazeta deste domingo, 8 de maio. E dois dos entrevistados fazem parte da Família Renô: uma de nossas pedagogas, Rafaela Moura Sá, e Marta Rossini, mãe de nossos alunos Artur, Vitor e Laura. Pais e mães de plantão, vale a pena a leitura!


Pequenos da Educação Infantil aprendem sobre valores

"Obrigada", "por favor", com licença", "desculpe", "bom dia, boa tarde e boa noite"... Essas e muitas outras palavrinhas mágicas estão fazendo ainda mais parte da vida de alunos e alunas do Colégio Renovacã
o neste início de mês. E o motivo é nobre! As turmas do Jardim 1, Jardim 2, Pré e 1º Ano estão participando do Projeto Valores, também desenvolvido pela equipe da biblioteca - tias Francisca e Andréa.

O entendimento das regrinhas da boa convivência está sendo subsidiado pela coleção "O que Cabe no Meu Mundo", da autora Katia Trindade. Ao todo, são 10 títulos: Respeito (o tema que está sendo trabalhado neste momento), Honestidade, Perseverança, Generosidade, Amizade, Justiça, Humildade, Gentileza, Solidariedade e Responsabilidade.

"Iniciamos o projeto com o objetivo de esclarecer às nossas crianças o verdadeiro sentido de cada palavrinha mágica dessas. E temos certeza que os meninos e meninas levarão esses conhecimentos para toda a vida", apostam Francisca e Andréa.

Em nossa fanpage do Facebook temos várias outras fotos, das turmas do Jardim 1 (tia Rochely), Jardim 2 (tia Késia) e 1º Ano (tia Marineide). ‪Vá lá! https://www.facebook.com/colegiorenovacaoes/photos/pcb.1071674512904492/1071668166238460/?type=3&theater

Comer bem é comer simples!

Estamos de volta com mais uma dica de nossa nutricionista, Scheila Ricardo Martinelli. E o tema de nossa seção Alimentação Saudável da semana será: Alimentos da moda são necessários para manter a saúde?

Com a palavra, Scheila! 

"Sou nutricionista à moda antiga, sempre digo que para comer bem não precisamos de alimentos da moda ou mirabolantes. O comer bem é o comer simples. Claro que neste espaço, vez ou outra, vou informá-los a respeito de novos produtos no mercado, novidades, descobertas, indicações, mas nunca imposições de que aquele produto do momento deve ser utilizado porque ele é o salvador da pátria! Atualmente, estamos sendo tão bombardeados pelo 'pode' e 'não pode' que não sabemos mais o que comer e nem o que oferecer aos filhos. Então, vamos à dica fundamental: Mesmo diante de tantas novidades mercadológicas, não esqueçamos da comida de verdade, do arroz, do feijão, da carne, das verduras e frutas! Simples assim!" ‪

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Sugestão de lancheira saudável? Você encontra aqui!

Santa lancheira, o que ponho dentro de você? Calma que não é difícil preparar! O segredo está nas estratégias de variações de alimentos que contenham macro e micro nutrientes, que são necessários para o crescimento intelectual e físico de nossas pequenos e também de nossos queridos adolescentes! Maaaas... O que são macronutrientes? São os Carboidratos, Proteínas e Lipídeos. E os micronutrientes são Ferro, Zinco e Selênio, dentre outros, e vitaminas de todos os complexos.

Portanto, ao preparar uma lancheira, ela precisa conter:

- Uma fonte de carboidrato: pão, biscoito, torrada, bolo, Rap 10 e, de preferência, todos integrais!

- Uma fonte de proteína: queijo branco, creme de ricota, requeijão branco, iogurte de frutas, coalhada.

- E uma fonte de lipídeo: uma leve passada de manteiga no pão, biscoito ou torrada já garante a presença dessa gordurinha.

Os micronutrientes também estão presentes nos macronutrientes, porém em grande concentração nas frutas, castanhas, amêndoas, nozes, pistache e avelãs. Nessas oleaginosas citadas, também encontram-se os lipídeos. Por fim, lance mão de uma lancheira repleta de nutrientes do bem! Nada de dificuldades agora! Mãos à obra e saúde!!! 

Todas essas dicas são de nossa nutricionista, Scheila Ricardo, e também estão disponíveis em nossa fanpage, na seção Alimentação Saudável.

Todo dia é dia de índio

"Curumim chama cunhata que eu vou contar 
Cunhata chama curumim que eu vou contar 
Curumimmm, Cunhataaaa 
Cunhataaaaa, Curumimmm 
Antes que os homens aqui pisassem nas ricas e férteis 
terras brasilis 
Que eram povoadas e amadas por milhões de índios 
Reais donos felizes da terra do pau Brasil 
Pois todo dia e toda hora era dia de indio 
Mas agora eles tem so um dia 
Um dia dezenove de abril 
Amantes da pureza e da natureza 
Eles são de verdade incapazes 
De maltratarem as fêmeas 
Ou de poluir o rio, o céu e o mar 
Protegendo o equilibrio ecológico 
Da terra, fauna e flora pois na sua história 
O índio é exemplo mais puro 
Mais perfeito, mais belo 
Junto da harmonia, da fraternidade 
E da alegria, da alegria de viver 
Da alegria de amar 
Mas no entanto agora 
O seu canto de guerra 
É um choro de uma raça inocente 
Que já foi muito contente 
Pois antigamente 
Todo dia era dia de índio".

Essa música, de Baby Consuelo, virou uma espécie de "hino" do dia 19 de de abril, em que comemoramos o Dia do Índio. A data foi lembrada no Renô e as turmas da Educação Infantil fizeram sua merecida homenagem ao povo indígena. E para fazer a alegria dos pais, mães e familiares estamos publicando nossos indiozinhos mirins do Jardim 2 (tias valéria e Juliana), Pré (tias Michele e Késia) e 1º Ano (tias Marias, Zélia, Marineide e Renata). 

As fotos de nossas meninas e meninos estão publicadas em nossa fanpage, no link https://www.facebook.com/colegiorenovacaoes/photos/pcb.1063524723719471/1063522827052994/?type=3&theater

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Abril: um mês muito especial!

O mês de abril é muito importante para a literatura, você sabe por que?

No dia 2 de abril é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil, para lembrar que há 211 anos nasceu o dinamarquês Hans Christian Andersen. Muitos não conhecem esse nome, mas certamente não se esquecem de suas obras: "O Patinho Feio", "O Soldadinho de Chumbo", "A Pequena Sereia" e "A Polegarzinha". Histórias que encantaram gerações por todo o mundo.

E o Brasil também tem seu “Hans Andersen”: José Bento Renato Monteiro Lobato. O dia de seu nascimento, 18 de abril, foi adotado no País como o Dia Nacional do Livro Infantil, ou seja, hoje!

Grande parte das histórias infantis de Monteiro Lobato é ambientada no Sítio do Picapau Amarelo. O sítio transporta o leitor para um Brasil rural, simples e inocente. Seus personagens, muitos deles crianças como os próprios leitores, estimulam a fantasia e a imaginação em suas aventuras. “De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça... Mas para crianças um livro é todo um mundo”, teria dito o escritor.

Este ano, o Colégio Renovacao, através de sua Biblioteca, não realizará sua tradicional Feira Literária para comemorar essas duas datas tão importantes em homenagem ao livro e à literatura. Para festejar de maneira diferente, a escola comprou mais de 400 novos livros e alguns deles possuem texturas, aromas, sons, cores e sabores... É quase “um jardim de sensações”.

A princípio, essas novas obras não serão emprestadas para serem levadas para casa. As crianças poderão apreciá-las na própria biblioteca. E vários desses livros também serão trabalhados em projetos desenvolvidos pela bibliotecária, a tia Francisca, como também já citamos por aqui!

E novos Projetos ainda estão por vir. Aguardem!  

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Alimentar-se bem é uma questão de organização

Em março, lançamos em nossa fanpage a seção Alimentação Saudável, cuja proposta é levar aos nossos alunos, professores, pais, responsáveis e parceiros dicas bacanas, dadas por nossa nutricionista, Scheila Ricardo.

E dá demos nosso pontapé inicial! Esta semana publicamos lá no Face nosso primeiro texto - Alimentação Saudável: Uma Receita de Organização! Vamos a ele???

Estamos cansados de saber o que é alimentação saudável certo? Comer a cada três horas, lançar mão de frutas e verduras, beber bastante água e fazer exercícios físicos... Mas uma alimentação saudável vai muito além do que é certo!

Alimentar-se de forma adequada requer, antes de qualquer coisa, organização. E isso não é difícil e nem impossível. Quer ver?

Tire um tempo para preparar de forma saudável a lancheira de seu (sua) filho (a), não excluindo os macros nem os micro nutrientes (Macronutrientes são carboidratos, proteínas e lipídeos, e micronutrientes são ferro, zinco e selênio, dentre outros, e vitaminas de todos os complexos). Já para os adolescentes, o ideal é deixar o lanche preparado no dia anterior.

Caso as crianças e adolescentes optem por comer na cantina da escola, escolham aqueles produtos menos calóricos. Mas nada de ficar sem comer!

‎DicadaNutri‬: "Comer bem e manter a saúde não é ser 100% natureba. É você poder comer de tudo com moderação. Não precisamos comprar e nem consumir alimentos caros ou que estão da moda. Quanto mais simples o alimento, melhor ele será. Bom apetite!
!!"

Estratégias para seu filho comer bem

O mês de abril começou com mais uma entrevista de nossa nutricionista, Scheila Ricardo, para o Jornal A Gazeta. Dessa vez, ela deu altas dicas de como ajudar as crianças a comerem bem desde cedo. Uma das sugestões de Scheila é a seguinte: "Estipular horários de refeições faz com que a criança crie responsabilidade com a saúde alimentar desde cedo". Confira a matéria abaixo!

Ver o filho comendo bem é o desejo de qualquer pai e mãe. Eles ficam aflitos quando a criança evita se alimentar. Além da preocupação com a quantidade, a qualidade não pode ser deixada de lado. Algumas estratégias ajudam a incluir alimentos saudáveis nas refeições.

Maria Eduarda, 2, come porções pequenas, mas de frutas, verduras e alimentos integrais. “Sou caxias com o horário e faço o que posso para ela se alimentar melhor”, conta a mãe, a enfermeira Mariane Giacomin.

Segundo a nutricionista Scheila Ricardo, é importante ter horário certo para comer. “Estipular horários de refeições faz com que a criança crie responsabilidade com a saúde alimentar desde cedo.”

Variedade

Para incentivar hábitos saudáveis, o ideal é fazer com que a criança se acostume a comer alimentos diversificados desde pequena, como a Maria Eduarda. “Deixar o filho participar das preparações também é uma ótima estratégia para evitar aversões alimentares”, sugere Scheila.

A nutricionista explica que, a partir de 1 ano de idade, a criança já pode começar a se alimentar sozinha. “Ela vai errar a comida na boca, espalhar pelo chão, fazer aquela bagunça, mas não tem problema. Isso faz parte da independência alimentar.”

Hábito

A criança imita o adulto. A partir do momento que a família se une à mesa, vai se tornar um hábito e, quando não o fizer, pode ter certeza que ela vai cobrar. Ver o papai e a mamãe à mesa comendo é a felicidade dela, que se realiza nesse momento.

Mamadeira

Nunca devemos substituir o almoço por qualquer outro preparo. No jantar, pode ser aceitável a mamadeira, mas não sempre. Se a refeição ocorrer tarde, é preferível dar a mamadeira do que uma comida pesada. Crianças e adultos devem jantar pelo menos 3 horas antes de ir dormir.

Medo

Não se deve ameaçar com monstros e bichos, pois a comida passa a ser um tormento na vida dessa criança, não prazer. Assustar jamais será a melhor saída para fazer o filho comer de tudo.

Recompensa

As compensações fazem com que elas não comam porque aquele alimento faz bem e sim porque irá ganhar um brinde no final da refeição. Muitas vezes, comem até rápido para ganhar a recompensa.

15 a 20 vezes

Essa é a quantidade média que os pais têm que insistir em oferecer um determinado alimento. O paladar infantil muda frequentemente e, muitas vezes, essa definição de sabores leva tempo. Por isso, não se deve desistir e sim insistir.

Herói

Deixe claro para o filho que comer tudo vai deixá-lo forte e saudável. O cabelo vai crescer igual ao da princesa e a pele vai ficar como a da Barbie. Para os meninos, forte igual ao Popeye ou outro personagem que ele admire muito. Se a introdução de alimentos saudáveis ocorrer a partir do sexto mês de vida, essas estratégias nem serão necessárias.

Preparo

Lugar de criança deve ser na cozinha. De lá que sempre sairá o que ela vai comer, então, por que não deixá-la participar? Preparos que não precisam ir ao fogo, como uma salada de folhas, suco de frutas e vitaminas são ótimas opções.

Dê o exemplo

A criança sempre irá fazer o que os pais fazem. Nenhuma outra pessoa no mundo é mais importante para ela do que essas duas figuras. Pais, fiquem atentos as suas atitudes. Elas guardam cada detalhe, cada gesto que, para você, já é rotina, mas para elas sempre serão novidades. Comam bem perto delas.

Raspar o prato?

Ela precisa comer bem, não raspar o prato. Essa atitude pode ter efeito inverso e criar uma repulsa alimentar. Estudos britânicos comprovam que faz com que a criança também não sinta saciedade. Ensine a não desperdiçar. Ao crescer, ela vai colocar no prato apenas o que realmente a faz ficar saciada.

Hora certa
Estipular horários de refeições faz com que a criança crie responsabilidade com a saúde alimentar desde cedo.

O texto na íntegra está disponível no link http://www.gazetaonline.com.br/_conteudo/2016/04/entretenimento/vida/3936500-10-estrategias-para-o-seu-filho-comer-bem.html

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Veja quais os alimentos são amigos dos seus dentes

Quem nunca ouviu falar que a saúde começa pela boca? O ditado faz sentido e já que tudo o que diz respeito a bem-estar, saúde e qualidade de vida tem a ver com o ambiente escolar, estamos postando aqui em nosso blog uma matéria bem bacana publicada no Jornal A Gazeta dia desses.
Além da escova, da pasta de dente, do fio dental e de uma boa higienização, a saúde bucal conta com uma outra importante aliada: a alimentação. Alguns alimentos são considerados amigos dos dentes, ajudando na limpeza e também na aparência do sorriso. De acordo com a dentista Alice Sarcinelli, os alimentos têm um papel nutricional (sistêmico) e dietético (local) em relação aos dentes.
“Cada grupo de nutrientes (proteínas, lipídeos, carboidratos, minerais e vitaminas) tem uma função e um efeito sobre a formação dos dentes ou à atividade de cárie”, comenta.
Entra na lista dos alimentos que ajudam os dentes, aqueles ricos em proteínas, como carnes, ovos e leite. Segundo Alice, neutralizam os ácidos da dieta e alteram positivamente a saliva.
“A ausência de proteínas na alimentação pode retardar o nascimento dos dentes e aumentar a chance de ter cárie”, diz ela.
Os cereais e as verduras são fortes aliados. Os minerais presentes auxiliam na formação dos dentes e glândulas salivares. A deficiência pode acarretar falhas na estrutura do esmalte dental, afetando a fisionomia do sorriso.
Assim como há os alimentos que fazem bem, também há os que devem ser evitados por prejudicarem a formação dos dentes. A sacarose (açúcar refinado) é o componente da dieta com maior potencial de causar cáries. Refeições com açúcar e farinha refinada reduzem o ph a nível crítico na boca por até duas horas.
“Alimentos que contenham amido associado à sacarose, como pães e biscoitos, apresentam um potencial cariogênico e devem ser evitados, assim como refrigerantes e doces”, alerta.
Aline também lembra que há alguns alimentos que contêm açúcar oculto. São aparentemente salgados, mas levam açúcar em sua composição, como biscoitos, salgadinhos, ketchup, cereais matinais, torradas e outros.
Alguns medicamentos também contêm açúcar, por isso é importante observar o horário de administração. “O ideal é que eles sejam tomados antes do horário de escovação para não atrapalhar a limpeza”, aconselha.
Cuidados
A dentista reforça que os alimentos, sozinhos, não podem ser responsabilizados pela higiene bucal. A cárie, por exemplo, é uma doença multifatorial. “Isso significa que apenas controlar a dieta, principalmente o consumo de açúcar, não é suficiente para sua prevenção”, lembra.
É importante , de acordo com a dentista, escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, e a pasta deve conter flúor na quantidade de 1.100 a 1450 PPM (parte por milhão) de concentração.
“A quantidade de pasta de dentes com flúor varia de acordo com a idade. Crianças que não sabem cuspir, devem utilizar somente a quantidade de pasta equivalente a um grão de arroz crú, duas vezes por dia”, explica.
A matéria na íntegra pode ser conferida no link http://www.gazetaonline.com.br/_conteudo/2016/03/entretenimento/vida/3935760-veja-os-alimentos-que-sao-amigos-dos-seus-dentes.html

Aula de Campo nos Correios

Diante do mundo tão digital que vivemos, os alunos do 4º Ano tiveram uma experiência diferente no final do mês de março. Nos dias 31 de março e 1º de abril, as turmas participaram de uma Aula de Campo na agência dos Correios do bairro de Jardim Camburi.

Lá, dentre outras coisas, eles conheceram o processo de postagem de cartas e o uso do selo, e aprenderam como trabalhar com o Código de Endereçamento Postal, também conhecido como CEP. Mas a aula prática teve outros objetivos: despertar nos meninos e meninas, mesmo com toda a facilidade da internet e das redes sociais da vida, o interesse pela comunicação por escrito, fazê-los compreender a estrutura deste gênero textual que é a carta e estreitar laços familiares e de amizade - afinal, que não gosta de receber uma carta recheada de carinho?

Mais fotos dessa aula de campo estão publicadas lá em nossa fanpage, no link https://www.facebook.com/colegiorenovacaoes/photos/pcb.1053426594729284/1053421491396461/?type=3&theater

Jardim 1 comemora o Dia do Circo


Quem chegou no Renô segunda-feira, 28 de março, para pegar seus pimpolhos na sala do Jardim 1, deu de cara com essas fofurices... Todos vestidos de palhacinhos em homenagem ao Dia do Circo, comemorado em 27 de março. A roupinha tinha de tudo: "blusa", pintura especial, chapéu e nariz!

Sobre a data

A escolha da data foi em homenagem ao palhaço Abelardo Silva, que ficou conhecido como Piolim e nasceu neste dia. Piolim era filho de circenses e cresceu no meio dessas artes, iniciando sua carreira com contorcionismos e acrobacias.

Abelardo Silva participou de vários espetáculos, mas o que lhe deu o apelido de Piolim foi o contato com artistas espanhóis, que o chamavam de barbante (piolin na língua espanhola), por ser muito magro e ter pernas compridas.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Como criar filhos criativos


No dia 20 de março, o Colégio Renovação pintou de novo na mídia! Naquele domingo, o jornal A Gazeta fez uma matéria especial sobre como criar filhos mais criativos. E dentre os profissionais entrevistados para subsidiar o ótimo texto estavam a professora do Jardim 1, tia Rochely, e a nossa consultora em Educação, Sara Rozinda dos Passos.

Ambas deram dicas práticas e simples que podem ser lidas na página 33, no box "Incentive seu filho com atitudes práticas". "Pequenos hábitos, como guardar os brinquedos, comer sozinho, amarrar o tênis, vestir a roupa e escovar os dentes ajudam a criança a ser mais independente de forma física e psicológica", estão entre as sugestões de Rochely.

Sara dá outras boas ideias: "Ao ver nuvens no céus, pergunte o que a criança está vendo; coloque papel e lápis na frente dela, peça para ela desenhar e explicar o que desenhou. Ao ver
um filme, depois peça para o filho contar o que entendeu da história". 

As duas páginas do jornal estão publicadas em nossa fanpage e logo aí, abaixo. Para quem não leu, fica a dica: Corra lá!

Projeto Identidade agita Jardim 2

E as atividades do Jardim 2 não param... Depois de colocarem o Aedes aegypti para correr, as meninas e meninos colocaram a mão na massa no Projeto Identidade.

Primeiro, cada aluno escreveu seu nome lançando mão de recorte e colagem das letras. A seguir, foi montado um mural com fotos das crianças e cada uma se apresentou para os colegas recorrendo a algumas características físicas. O terceiro passo foi um autorretrato baseado na obra "Família", de Fernado Botero. E depois, meninos e meninas fizeram recorte e colagem de pessoas numa atividade baseada na releitura da obra "Operários", de Tarsila do Amaral. ‪

Essa aula prática também foi tema de uma postagem em nossa fanpage e quem quiser curtir pode nos fazer uma visita. Anote aí! https://www.facebook.com/colegiorenovacaoes/photos/pcb.1038532186218725/1038531356218808/?type=3&theater

Agentes imbatíveis na luta contra a zika!



Jardim Camburi ganhou novos e imbatíveis agentes na "guerra" contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya: os alunos do Jardim II do Colégio Renô! Na sexta-feira, 18 de março, meninos e meninas participaram de atividades de conscientização e foram orientados sobre como manter o mosquito e as doenças longe de casa. E todos prometeram que a partir de agora serão os vigilantes da casa e da família contra a água parada. Bravo!!!!


Aqui em nosso blog estamos publicando algumas fotos do Jardim II A, da tia Valéria, e Jardim II B, da tia Juliana. Mas lá em nossa fanpage você encontra muitas outras fotos! Vá lá!!! 








Quer ver mais fotos desta atividade? O link é este: https://www.facebook.com/colegiorenovacaoes/photos/pcb.1038519476219996/1038518846220059/?type=3&theater

Oficina de Páscoa no Renô

A semana da Páscoa rendeu - só pra variar - coisas lindas na Sala de Artes do Renô! A Tia Lili embarcou, junto com as turmas do 2º ao 4º Ano do Ensino Fundamental, numa atividade temática, a Oficina de Artes da Páscoa. E o resultado dos recortes e colagem foram coelhos fantoche. Alegre, divertido e lindo de ver! 

Quer ver mais fotos? Vá lá em nossa fanpage: https://www.facebook.com/colegiorenovacaoes/photos/pcb.1040133166058627/1040130169392260/?type=3&theater


segunda-feira, 28 de março de 2016

Como evitar que seu filho cresça mimado

E não é que o Renô pintou novamente nas páginas de A Gazeta para tratar de outro assunto relevante? Em 21 de fevereiro, nossa supervisora do Ensino Médio, Bernadette Lucrécio, foi uma das entrevistadas para uma matéria que falava sobre como evitar que nossos filhos cresçam mimados. E além da entrevista, tivemos, ainda, a participação mais que especial do casal Anderson Angusto Reis e Janaína Paoliello. Pais de nossos alunos Gustavo e Isa, eles são ótimos exemplos a serem seguidos... 

quarta-feira, 23 de março de 2016

Pequenos jogadores de capoeira

A equipe de capoeira Lealdade e Força, do professor Elber, esteve na escola dia 26 de fevereiro e fez a festa da garotada do Pré do Renô. Além de divulgar as aulas, eles fizeram demonstrações desta expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. As crianças, como as fotos mostram, se empolgaram e entraram na roda para gingar com a equipe. 





segunda-feira, 21 de março de 2016

Obesidade põe em risco a saúde das crianças

No domingo, 14 de fevereiro, o jornal A Gazeta publicou uma matéria sobre obesidade infantil e quem estava entre as entrevistadas era nossa nutricionista, Scheila Ricardo, dando altas dicas sobre como evitar o problema para nossas crianças. Você não leu? Confira o material aqui em nosso blog!


quinta-feira, 17 de março de 2016

Excesso de rede social pode prejudicar o sono

A gente desliga de tudo durante as horas vagas, mas deixar as redes sociais de lado é difícil, não é mesmo? Mas o uso excessivo da internet durante o dia (isso mesmo, durante o dia!) pode indicar que você tem algum problema de sono e agravar ainda mais essa situação.

Um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, divulgado pela revista americana Time, e que foi tema de uma matéria do jornal A Gazeta, mostrou que navegar no Facebook várias vezes durante o dia pode significar que você dorme menos do que precisa. Os resultados da pesquisa, realizada com estudantes da universidade, revelam que a falta de sono acarreta distração, que acaba levando as pessoas para a correrem para a internet.

E o inverso também. O tempo excessivo nas redes sociais faz com que muitos internautas tenham dificuldade para dormir, como explica o médico especialista em medicina do sono Sérgio Barros.
“Primeiro que é um tempo que você retira do descanso para ficar na internet. Uma questão que precisamos considerar também é que olhar muito para o computador ou o celular pode forçar demais os olhos”, alerta.

O especialista aponta outro problema relacionado ao hábito excessivo, que é acessar a internet dentro do quarto. “Cama é lugar para dormir ou namorar”, brinca o médico. “Usar o espaço para outras coisas, como resolver problemas de trabalho, ou interagir nas redes sociais pode criar uma dificuldade, posteriormente, para a pessoa dormir naquele espaço”.

A lista de consequências da falta de sono para a saúde é extensa. Entre elas, está até o aumento do risco de doenças cardiovasculares, como o infarto e a hipertensão arterial. E tem mais riscos: veja abaixo outras consequências.

Doenças cardiovasculares

Dormir pouco pode aumentar as chances de uma pessoa desenvolver uma doença no coração.

Estresse

É difícil ficar de bom humor quando não dormimos bem, não é mesmo? É que a falta de sono causa estresse.

Imunidade baixa

A privação de sono reduz a produção de células de defesa no corpo, aumentando o risco de contração de infecções ou outras doenças.

Concentração

Quem dorme menos, está mais propenso a ter problemas de concentração no trabalho, na faculdade ou em qualquer outra atividade.

Alterações de peso

Dormir pouco pode tanto causar ganho de peso quanto um emagrecimento não saudável. O sono tem um papel importante na regulação do peso corporal.

Diabetes

Poucas horas de sono acarretam aumento na produção de substâncias que reduzem a ação da insulina no organismo.

Cérebro
A insônia prejudica a formação dos neurônios, prejudicando a memória e aumentando o risco de
enfrentar uma doença neurológica.

Quer ler a matéria completa? http://www.gazetaonline.com.br/_conteudo/2016/03/entretenimento/vida/3933503-excesso-de-rede-social-pode-prejudicar-o-sono.html

E mais uma vez, estamos comemorando os resultados no VestUfes 2016!




Deixamos aqui registrado nossos parabéns aos alunos Lorena Bacheti, Ana Clara Franklin e Lucas Maciel!


Projeto Cores: diversão e aprendizado no Jardim 1

No dia 15 de fevereiro tiveram início as aulas da Educação Infantil do Colégio Renovacão. Mas a primeira semana na sala do Jardim 1, das tias Rochely e Lara, foi tão movimentada, mas tão movimentada, que nem parecia primeira semana...

A dupla está desenvolvendo com a turma o Projeto Cores e meninos e meninas aprenderam diversas coisas tendo como base a cor amarela: desenvolveram atividade a partir da poesia "A Flor Amarela", de Cecília Meireles; colocaram a mão na massa e fizeram massinha amarela; pintaram ovinhos; fizeram um pintinho de bola de gás; se vestiram de pintinho amarelinho - com direito a máscara e tudo!; fizeram cordão de macarrão seguido de degustação; e ainda receberam a visita da nutricionista, Scheila Ricardo, que lhes apresentou algumas frutas amarelas. No final da explicação sobre os benefícios desses alimentos os alunos tomaram suco natural e feito na hora. Que delícia!!!



Sobre o Projeto Cores

As cores estão presentes em tudo que nos cerca. Elas são pré-requisito de desenvolvimento da qualquer criança e facilitam o processo de assimilação dos ensinamentos. Nessa fase é importante propiciar aos pequenos a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando que eles as identifiquem.

Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala e audição, dentre outras funções.
Além disso, a presença das cores no mundo visível exerce incontestável atração sobre cada um de nós, despertando sensações, interesses, transmissão de ideias, ambientações e emoções.
As cores alegres e vibrantes, comprovadamente, chamam a atenção das crianças. E o Projeto Cores foi criado para deixar o processo de aprendizagem mais colorido, alegre e divertido. ‪


quarta-feira, 16 de março de 2016

Meu filho pode brincar de boneca?


Vejam que bacana este texto, extraído do blog Carinho a Cada Passo e que já está publicado, inclusive, em nossa fanpage?

Nós, adultos, somos da geração que foi criada acreditando em pequenas regras sociais que separam em gênero as brincadeiras de criança e, talvez por isso, seja tão complicado compreender e desconstruir essa divisão feita culturalmente. Os tempos mudaram e brincar de boneca não se limita mais às pequenas e a bola não fica apenas com os meninos.

Muitas mães e pais temem que as brincadeiras possam exercer influências sobre a sexualidade das crianças, o que é um ledo engano. Os pequenos brincam por curiosidade, faz parte da aprendizagem e da liberdade de expressão querer experimentar um pouco de cada passatempo e, limitar suas opções apenas aponta um problema dos adultos perante os estigmas do cotidiano.

Alguns pais ainda temem o julgamento alheio. “Nossa, você vai deixar seu filho brincar de boneca? Nossa, sua filha faz aula de judô?” Sim, os pais são julgados o tempo todo e ceder a essa pressão social pode parecer o caminho mais fácil. A pergunta é: mais fácil para quem? Porque as crianças continuarão sem entender o que tem de errado em simplesmente brincar, já que é assim que elas enxergam a vida, pelo menos por enquanto. Bom mesmo seria se essa liberdade se perpetuasse. Talvez assim tivéssemos adultos menos inseguros e, logo, pais menos repressores.

“Os brinquedos e as brincadeiras estão ligados a um contexto cultural. Nos jogos lúdicos, a criança promove uma imitação do adulto, daquilo que ela observa. Assim, é uma questão de desempenho de papéis na sociedade”, explica a pedagoga Maria Angela Barbato, em entrevista à Felipe Borges, da Oficina de Imagens.

Estabelecer uma divisão de gêneros na hora da diversão é perpetuar a diferença entre meninas e meninos e até mesmo incentivar o preconceito. Por isso, o importante é que os pimpolhos estejam se divertindo e que as atividades sejam ofertadas igualmente para ambos os sexos.
Para a pesquisadora Daniela Finco, também em entrevista à Felipe Borges, reconhecer essa complexidade e essa criatividade é, na verdade, reconhecer o direito das crianças à própria infância e à brincadeira livre e espontânea.

Por isso, é recomendável que haja sempre uma supervisão das recreações por motivos de segurança dos pequenos, mas que a interferência dos adultos responsáveis venha somente para ensiná-los a respeitar uns aos outros e a escolherem o que mais lhes agrada.