quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Por que animações fazem tanto sucesso com as crianças?

Você já pensou por que animações fazem tanto sucesso com a criançada, mesmo quando elas não entendem a mensagem do filme? O assunto foi tema de uma matéria publicada no Folha Vitória. Confira!

Sarah completou sete anos no dia 15 de novembro e ao ser questionada sobre como queria seu aniversário, a resposta estava na ponta da língua: queria uma festa inspirada no filme “Frozen”. A pequena já assistiu à animação várias vezes – com a mesma empolgação da primeira! – e sabe cada uma das músicas que encantam as crianças. A princesa Anna é sua personagem favorita! Segundo a mãe, a gerente de loja Miquelini Sales, o filme incentiva a compreensão e a solidariedade para com o próximo e o valor da família, já que mostra o amor entre duas irmãs.

Já as filhas da economista Clarissa Toniati – Ana Clara (de 11 anos) e Laura (de 6) – adoram “Meu Malvado Favorito”. Para a mãe, mesmo com pouca idade, elas entendem a mensagem de amor pela família transmitida pelo filme. “Elas prestam muita atenção na mensagem que o filme passa, que é o amor dos pais para com os filhos, o cuidado, o valor das coisas”.

Os filmes se transformaram em fenômenos mundiais e conquistaram espaço cativo no coração das crianças – e até alguns adultos. “Frozen – Uma Aventura Congelante” chegou ao Brasil no início de janeiro, mas a paixão pela história das princesas Anna e Elsa continua firme e forte – uma surpresa até mesmo para a Disney, criadora do longa. A empresa não tem dado conta de abastecer os estoques de brinquedos, fantasias e outros artigos relacionados ao filme.


Sarah com a mãe: ela escolheu Frozem como tema da sua festa de 7 anos - Foto: Divulgação
Pelo mundo, “Frozen” bateu recordes de bilheteria e conquistou o sexto lugar no ranking de maior arrecadação do mundo, e o primeiro de animação. Foram 1,19 bilhão de dólares. Não foi à toa que o filme levou dois Oscar, por Melhor Animação e Melhor Canção Original, “Let It Go”. No Youtube, o clipe da canção foi assistido mais de 226 milhões de vezes.

Um mundo de cores e músicas

Mas por que tanto fascínio? O que as crianças realmente aprendem com essas animações? Para a pedagoga Eneida Ferreira Fernandes Genelhu, da Espaço Crescer, de Vila Velha, as crianças se envolvem pelas cenas coloridas e pelas músicas dos filmes. Ela, no entanto, chama atenção para um detalhe: apesar de ficarem “vidrados”, os pequenos ainda não captam a mensagem transmitida pelo filme.

“As crianças maiores cantam muito as músicas do ‘Frozen’. O filme ‘Meu Malvado Favorito’ também é engraçadinho e possui personagens bastante coloridos. É isso o que chama a atenção e causa fascínio. Pois na infância, as crianças ainda não têm o entendimento global do filme, especialmente os mais novos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário