quinta-feira, 16 de julho de 2015

Educação e confiança: a importância da autoestima na aprendizagem

O que aconteceria se todos as crianças fossem educadas como alguém que tem alta performance de aprendizagem? Segundo a pesquisadora americana Yvette Jackson, o resultado seria alunos confiantes e capazes de desenvolver melhor suas habilidades.

Criadora da Pedagogia da Confiança, ela foi influenciada pelo brasileiro Paulo Freire, um dos defensores da educação emancipadora, e por outros teóricos, como o psicólogo israelense Reuven Feuerstein (1921-2014), que por sua vez foi aluno de Piaget e colega de Freire.

Yvette vem se notabilizando por defender a tese de que todas as crianças podem atingir alta performance de aprendizagem, ideia que está defendida em seu livro Pedagogia da Confiança (ainda não publicado no Brasil).

Apoiada em conhecimentos de neurociências e da cognição, a autora defende que é preciso inverter a lógica de olhar para as deficiências dos alunos, passando o foco para seus pontos fortes.

“A autoestima é reforçada quando professores levam os estudantes a refletir sobre suas fortalezas e a afirmá-las. Estudos demonstram que afirmações positivas podem reprogramar crenças negativas e motivar os alunos a estabelecer metas, o que é muito importante para o amadurecimento e a autorrealização”, explica.

A pesquisadora esteve recentemente no Brasil e concedeu entrevista exclusiva à Revista Educação, onde explica um pouco sobre suas pesquisas. Confira a entrevista completa aqui: "Yvette Jackson: todos os alunos têm potencial para a alta performance".

Nenhum comentário:

Postar um comentário