quinta-feira, 17 de março de 2016

Excesso de rede social pode prejudicar o sono

A gente desliga de tudo durante as horas vagas, mas deixar as redes sociais de lado é difícil, não é mesmo? Mas o uso excessivo da internet durante o dia (isso mesmo, durante o dia!) pode indicar que você tem algum problema de sono e agravar ainda mais essa situação.

Um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, divulgado pela revista americana Time, e que foi tema de uma matéria do jornal A Gazeta, mostrou que navegar no Facebook várias vezes durante o dia pode significar que você dorme menos do que precisa. Os resultados da pesquisa, realizada com estudantes da universidade, revelam que a falta de sono acarreta distração, que acaba levando as pessoas para a correrem para a internet.

E o inverso também. O tempo excessivo nas redes sociais faz com que muitos internautas tenham dificuldade para dormir, como explica o médico especialista em medicina do sono Sérgio Barros.
“Primeiro que é um tempo que você retira do descanso para ficar na internet. Uma questão que precisamos considerar também é que olhar muito para o computador ou o celular pode forçar demais os olhos”, alerta.

O especialista aponta outro problema relacionado ao hábito excessivo, que é acessar a internet dentro do quarto. “Cama é lugar para dormir ou namorar”, brinca o médico. “Usar o espaço para outras coisas, como resolver problemas de trabalho, ou interagir nas redes sociais pode criar uma dificuldade, posteriormente, para a pessoa dormir naquele espaço”.

A lista de consequências da falta de sono para a saúde é extensa. Entre elas, está até o aumento do risco de doenças cardiovasculares, como o infarto e a hipertensão arterial. E tem mais riscos: veja abaixo outras consequências.

Doenças cardiovasculares

Dormir pouco pode aumentar as chances de uma pessoa desenvolver uma doença no coração.

Estresse

É difícil ficar de bom humor quando não dormimos bem, não é mesmo? É que a falta de sono causa estresse.

Imunidade baixa

A privação de sono reduz a produção de células de defesa no corpo, aumentando o risco de contração de infecções ou outras doenças.

Concentração

Quem dorme menos, está mais propenso a ter problemas de concentração no trabalho, na faculdade ou em qualquer outra atividade.

Alterações de peso

Dormir pouco pode tanto causar ganho de peso quanto um emagrecimento não saudável. O sono tem um papel importante na regulação do peso corporal.

Diabetes

Poucas horas de sono acarretam aumento na produção de substâncias que reduzem a ação da insulina no organismo.

Cérebro
A insônia prejudica a formação dos neurônios, prejudicando a memória e aumentando o risco de
enfrentar uma doença neurológica.

Quer ler a matéria completa? http://www.gazetaonline.com.br/_conteudo/2016/03/entretenimento/vida/3933503-excesso-de-rede-social-pode-prejudicar-o-sono.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário