terça-feira, 9 de junho de 2015

Alergia ao leite? Que tal um brigadeiro de mandioca?

Em abril, a nutricionista do Renô, Sheila Ricardo, preparou uma atividade especial para que os aluninhos da Educação Infantil que têm Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) não ficassem de fora das atividades práticas em comemoração da Páscoa, que normalmente envolvem chocolate.

Em parceria com as professoras, ela comandou um bonito trabalho de inclusão! Na quarta-feira, 1º de abril, em continuidade ao projeto de alimentação saudável, eles confeccionaram um brigadeiro, cuja massa era feita de aipim e achocolatado light. 

“A proposta, aqui, é substituir os alimentos que as crianças não podem por outros. E sempre há uma opção! No caso do brigadeiro, trocamos o leite condensado pela mandioca. Fica muito gostoso! Os meninos fizeram o brigadeiro, provaram e gostaram”, garante a profissional, já adiantando que novas receitinhas vão pintar na escola ao longo dos meses.

**Saiba mais sobre a APLV no Jornal Renovação de abril! Pegue seu exemplar na secretaria da escola.

Confira a receita e prepare em casa!

A receita é bem parecida com a tradicional. Aqui, ao invés
do leite, usa-se mandioca cozida


Receita de Brigadeiro de Mandioca

Ingredientes:

1½ xíxara (chá) de mandioca

2 colheres (sopa) de margarina

10 colheres (sopa) de açúcar orgânico

1 xícara (chá) de leite em pó

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

5 colheres (sopa) de chocolate granulado

Modo de preparo:

Cozinhe a mandioca até desmanchar. Escorra e amasse bem, como um purê. Reserve. À parte, derreta a margarina, acrescente a mandioca e misture bem. Junte os demais ingredientes e mexa até desprender do fundo da panela. Deixe esfriar, modele os docinhos e passe no chocolate granulado.

Dica: Com a mesma base da receita, é possível fazer Beijinho de Mandioca, substituindo o achocolatado por coco ralado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário