terça-feira, 9 de junho de 2015

Bateu aquela dúvida de Português? Pesquise na internet!

Aurélio, gramática... Palavrinhas que podem parecer meio antiquadas - e quase o são para a maioria dos jovens - mas que fazem aquela falta quando bate uma dúvida na hora de tirar dúvidas, escrever um e-mail formal, um texto importante ou até mesmo postar um comentário no Facebook

Se você ainda não tem um exemplar desses em casa (o que está esperando para comprar o seu?), uma boa solução é buscar ajuda na internet quando estiver longe do professor. Hoje a grande rede é uma fonte de bons blogs e sites que tiram dúvidas sobre a Língua Portuguesa - inclusive sobre as novas regras gramaticais - e com certeza quebram aquele alho na hora do sufoco.

Um deles é o blog "Dicas de Português", do professor Sérgio Nogueira, publicado pelo G1.com. Sempre bem-humorado, Sergio traz situações cotidianas que nos pegam de calça curta para ensinar gramática sem sustos.

Outra opção bem legal é a editoria Educação, do Uol. A página reúne várias respostas e dicas para inúmeras situações que deixam várias interrogações, mesmo naqueles que escrevem bem. Além das dicas, o site ainda oferece um banco de redações (sugestão de um tema e possibilidade de correção de um texto dissertativo), uma compilação de matérias sobre temas variados dentro de diversas disciplinas, como Arte, Cidadania, Ciências, Filosofia, entre outros. Um canal bem interessante para atualização e estudos.

O "Escrever Bem" também traz vários temas que sempre pipocam dúvidas, como concordância verbal, verbos defectivos, verbo haver, entre outros.

E por aí vai! Agora não tem mais desculpa para dar mancada e passar vergonha nas redes sociais ou fora delas. E, se a dúvida persistir, é claro: não hesite em procurar a equipe de Língua Portuguesa do Renô para esclarecê-las!

Nenhum comentário:

Postar um comentário