quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Quando devo começar a limpar os dentes do meu filho?

É errado achar que a limpeza da boquinha dos filhos deve começar após o nascimento dos primeiros dentinhos. Na verdade, esse cuidado começa antes mesmo do primeiro dente nascer

É ainda na barriga da mãe que começam os cuidados com os dentinhos do bebê, durante a realização do pré-natal odontológico. Quem dá o alerta é a odontopediatra do SEST SENAT de Cariacica, Maíra Cani Gama. Segundo a profissional, além da prevenção e tratamento, é nessa fase que a gestante recebe orientações sobre a saúde da boca do bebê, esclarecendo a importância e dúvidas sobre aleitamento materno, hábitos não nutritivos, como chupeta e dedo, e higiene oral.

Um dos principais erros de algumas mulheres é achar que só deve se preocupar com a limpeza da boquinha quando os primeiros dentinhos aparecerem, quando na verdade esse cuidado começa antes mesmo do primeiro dente nascer. Isso é importante para que o bebê vá se acostumando com a higiene e evita que ele recuse a escovação no futuro.

A odontopediatra explica que quando os dentes ainda não nasceram, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fraldinha de pano macia, exclusiva para essa finalidade, molhada em água filtrada. Quando os primeiros dentinhos despontam, aí a mãe pode entrar com a escova de dedo, também chamada de dedeira.

“A higiene da boca deve ser realizada com pano limpo e umedecido, escova de dedo ou escova convencional. Essa última deve ter cabeça pequena e cerdas macias, adequadas para a boca do bebê. A escovação deve ser feita delicadamente, duas vezes ao dia, utilizando creme dental com flúor”, afirma a especialista.

Maíra chama a atenção para a quantidade de flúor, já que seu excesso pode causar manchas nos dentes permanentes. “Para bebês e crianças que não sabem cuspir, o uso deve ser equivalente a um grão de arroz cru. Na visita ao odontopediatra, ainda no primeiro ano de vida, a decisão do seu uso é avaliada considerando a particularidade de cada criança”, diz.

O tamanho da escova acompanha a idade da criança. Algumas marcas trazem essa indicação na embalagem. Modelos com cabeça pequena e cabo longo facilitam o trabalho dos pais.

Colocando em prática

Você já viu aqui que, no início, quando os dentes ainda não apareceram, a higiene deve ser feita com gaze ou uma fraldinha de pano exclusiva, molhada em água filtrada, duas vezes ao dia. A técnica pode ser mantida enquanto o bebê só tem dentes anteriores, esfregando também a gaze nos dentinhos existentes, pelo lado de fora e também pelo lado de dentro.

Quando nascem os dentes do fundo da boca, a escova e o creme dental se tornam necessários. A escova deve massagear o lado de fora, o lado de cima e o lado de dentro de todos os dentinhos. É preciso repetir o movimento cerca de oito vezes no mesmo lugar antes de seguir para a próxima região e a escova deve massagear dentes e gengiva com movimentos suaves, mas não muito leves.

Seu filho pode até não gostar no início, mas insista na higiene bucal, ou os dentes poderão ficar seriamente comprometidos. Procure fazer da escovação uma brincadeira, usando os personagens que ele gosta e elogiando sempre como a boca fica cheirosa e os dentes branquinhos.

Dicas de alimentação

Veja algumas dicas de cuidados com a alimentação que ajudam a preservar a saúde dos dentinhos dos pequenos:

1 - Evite os alimentos ricos em açúcar, especialmente aqueles que aderem aos dentes, como os biscoitos recheados, coberturas e recheios de bolos, as balas carameladas...

2 - Evite o consumo de açúcar entre as refeições, quando o açúcar vai ficar em contato com os dentes por tempo prolongado.

3 - Caso as guloseimas sejam usadas, procure oferecê-las apenas como sobremesa, fazendo em seguida uma boa escovação.

4 - A partir de um ano de idade, muito cuidado com a alimentação noturna. Durante a noite, deixamos de produzir a saliva, que é a protetora natural dos dentes. Assim, deixar a criança, já crescida, dormir mamando ou mamar de madrugada, é um sério risco para a saúde dos dentes!

5 - A cárie precoce da infância acomete crianças bem pequenas e afeta muitos dentes, de forma muito veloz.

6 - Ainda sobre alimentação, a partir do nascimento dos primeiros dentes estimule a mastigação. Evite passar os alimentos por peneira, ou oferecê-los muito molhados, facilitando o engolir. Mastigar é importante para o desenvolvimento da face.

7 - Não use a mesma escova por mais de três meses ou depois que as cerdas começarem a se separar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário