sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Enem: professor de história explica a Primeira Guerra Mundial

Se você está se preparando para o Enem, sabe que alguns assuntos e acontecimentos mundiais devem estar na ponta da língua. E um deles, sem dúvida, é a Primeira Guerra Mundial, que durou quatro anos, causou inúmeras mortes e provocou grandes mudanças no cenário mundial.

"Essa guerra teve caráter destrutivo, com destruição em massa, escombros inimagináveis, não somente prédios, mas seres humanos e valores. Ela vai determinar, na história da humanidade, uma mortandade e uma destruição sem precedentes, o que significa também um marco divisor na história militar", explica o professor de História Manoel Affonso, ao programa Educação, no canal G1.

Segundo ele, a guerra de trincheiras, ou guerra de posições, vai ser a principal característica da Primeira Guerra. A utilização de armas como as metralhadoras leves fazia com que, em poucos minutos, milhares de soldados fossem mortos. "Também surge outra novidade: o uso do avião, que já existia, mas agora adaptado ao combate aéreo e a despejar bombas incendiárias nas trincheiras". A guerra química, que usava o gás cloro, também provocou milhares de mortes.

Por tudo isso, e pelas consequências que trouxe para todo o mundo, a Primeira Grande Guerra é sempre um dos assuntos cotados para cair nas provas do Enem e de vestibulares do País.

Quer saber mais? Leia a matéria completa ou assista ao vídeo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário