quinta-feira, 14 de abril de 2016

Veja quais os alimentos são amigos dos seus dentes

Quem nunca ouviu falar que a saúde começa pela boca? O ditado faz sentido e já que tudo o que diz respeito a bem-estar, saúde e qualidade de vida tem a ver com o ambiente escolar, estamos postando aqui em nosso blog uma matéria bem bacana publicada no Jornal A Gazeta dia desses.
Além da escova, da pasta de dente, do fio dental e de uma boa higienização, a saúde bucal conta com uma outra importante aliada: a alimentação. Alguns alimentos são considerados amigos dos dentes, ajudando na limpeza e também na aparência do sorriso. De acordo com a dentista Alice Sarcinelli, os alimentos têm um papel nutricional (sistêmico) e dietético (local) em relação aos dentes.
“Cada grupo de nutrientes (proteínas, lipídeos, carboidratos, minerais e vitaminas) tem uma função e um efeito sobre a formação dos dentes ou à atividade de cárie”, comenta.
Entra na lista dos alimentos que ajudam os dentes, aqueles ricos em proteínas, como carnes, ovos e leite. Segundo Alice, neutralizam os ácidos da dieta e alteram positivamente a saliva.
“A ausência de proteínas na alimentação pode retardar o nascimento dos dentes e aumentar a chance de ter cárie”, diz ela.
Os cereais e as verduras são fortes aliados. Os minerais presentes auxiliam na formação dos dentes e glândulas salivares. A deficiência pode acarretar falhas na estrutura do esmalte dental, afetando a fisionomia do sorriso.
Assim como há os alimentos que fazem bem, também há os que devem ser evitados por prejudicarem a formação dos dentes. A sacarose (açúcar refinado) é o componente da dieta com maior potencial de causar cáries. Refeições com açúcar e farinha refinada reduzem o ph a nível crítico na boca por até duas horas.
“Alimentos que contenham amido associado à sacarose, como pães e biscoitos, apresentam um potencial cariogênico e devem ser evitados, assim como refrigerantes e doces”, alerta.
Aline também lembra que há alguns alimentos que contêm açúcar oculto. São aparentemente salgados, mas levam açúcar em sua composição, como biscoitos, salgadinhos, ketchup, cereais matinais, torradas e outros.
Alguns medicamentos também contêm açúcar, por isso é importante observar o horário de administração. “O ideal é que eles sejam tomados antes do horário de escovação para não atrapalhar a limpeza”, aconselha.
Cuidados
A dentista reforça que os alimentos, sozinhos, não podem ser responsabilizados pela higiene bucal. A cárie, por exemplo, é uma doença multifatorial. “Isso significa que apenas controlar a dieta, principalmente o consumo de açúcar, não é suficiente para sua prevenção”, lembra.
É importante , de acordo com a dentista, escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, e a pasta deve conter flúor na quantidade de 1.100 a 1450 PPM (parte por milhão) de concentração.
“A quantidade de pasta de dentes com flúor varia de acordo com a idade. Crianças que não sabem cuspir, devem utilizar somente a quantidade de pasta equivalente a um grão de arroz crú, duas vezes por dia”, explica.
A matéria na íntegra pode ser conferida no link http://www.gazetaonline.com.br/_conteudo/2016/03/entretenimento/vida/3935760-veja-os-alimentos-que-sao-amigos-dos-seus-dentes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário