segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

História sai dos livros e vai para o palco

Guerra de Tróia, Atenas, Esparta
e guerra entre Atenas e Esparta: temas
apresenta­dos pelas turmas do 6º Ano
 Ninguém duvida que os ensinamentos contidos nos livros didáticos são fundamentais para o processo educacional. Mas quando as informações teóricas são transformadas em prática, o resultado é ainda melhor! Que o diga o profes­sor Wesley, que lança mão de uma ferramenta poderosa para melho­rar ainda mais o “relacionamen­to” de seus alunos do 6º e 7º Anos Matutino e 8º Ano Vespertino com a História: peças de teatro.

“A realização desse projeto é uma política que sigo com todas as minhas turmas e cujo resultado é excelente! Quando proponho a atividade, noto que eles ficam bem mais interessados no conteúdo tra­balhado. E o mais interessante é que são eles que fazem tudo: pes­quisa, roteiro, produção. E é sem­pre muito divertido”, garante.

O último projeto do ano ficou por conta dos alunos do 6º Ano, que em outubro fizeram uma apresentação baseada na mitologia grega dentro do contexto das guerras da Grécia Antiga. As turmas foram divididas em quatro grupos e falaram dos seguintes temas: guerra de Tróia, Atenas, Esparta e guerra entre Ate­nas e Esparta.

E aproveitando o envolvi­mento dos estudantes, Wesley re­solveu “dar de presente” uma apre­sentação do 8º Ano para as turmas do 5º Ano Vespertino. O espetáculo aconteceu em novembro e o tema foi o processo de industrialização no Brasil. Segundo Wesley, a dife­rença dessa apresentação é que a peça envolveu todos os alunos da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário