quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Enem: Renovação no caminho certo


Dois textos trabalhados em sala de aula caíram na prova aplicada em outubro. Em 2011, a escola su­perou a pontuação obtida em 2010. A expectativa é de que o resultado deste ano seja ainda melhor

Carla e Pedro não perderam tempo e participaram do Enem 2012
para ganhar experiência e fazer bonito no ano que vem
Os alunos do 3º Ano que fi­zeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Ministério da Edu­cação (MEC), estão comemorando! Isso porque dois textos trabalhados pela professora de Língua Portugue­sa, Eliana Thompson, em sala de aula caíram na prova deste ano, aplicada em outubro. Fato que comprova que o Colégio Renovação está no cami­nho certo.

De acordo com a professora, a escolha dos livros Antigamente, de Carlos Drummond de Andrade, e Ca­beludinho, de Manoel de Barros, usa­dos pela banca que elaborou o Enem é o resultado de muito pesquisa. 

“Não foi por acaso. Nossa equipe se preocupa em saber qual a linha seguida pela banca que ela­bora a prova. Ao analisarmos as últi­mas edições, percebemos que alguns temas caem com mais frequência. Como é o caso das variações linguísticas, presentes nas obras citadas”, ressalta.

Desde que as principais uni­versidades do país passaram a utili­zar o Enem como parte do vestibular, a prova passou a ter maior importân­cia para quem deseja ingressar no Ensino Superior. E é claro, passou a ser uma das prioridades no Renô.

Tanto que os alunos se pre­param para a avaliação desde o En­sino Fundamental, com produção de textos e leitura aplicada. Um trabalho que gera resultados. Pelo segundo ano consecutivo, a escola superou sua média no Enem. Em 2011, o colégio obteve média de 570,10 e superou a marca de 2010, quando a escola atingiu 566,47.

Treineiros

Além do trabalho pedagó­gico, o Renô também incentiva os alunos do 2º Ano a fazerem a prova como treineiros. Uma forma de co­nhecer a metodologia da avaliação e ganhar experiência.

“Gostei muito de fazer o Enem. Fiz porque acredito que é uma forma de me preparar para o ano que vem, quando será para va­ler. Agora que tenho noção de como são as questões, fica mais fácil estu­dar para conseguir melhorar minha pontuação”, afirma Pedro Henrique Cabral.

Ele e outros nove alunos do 2º Ano usaram a avaliação deste ano para testar os conhecimentos e se preparar para encará-la mais tranquilos no ano que vem. Será? Para Carla Regina Nascimen­to, que fez a avaliação por orienta­ção e incentivo do pai, a experiên­cia conta, mas o frio na barriga...

“Ah, eu acho que ano que vem vou ficar um pouco mais nervo­sa porque será para valer (risos). Mas como já terei passado pela situação, já saberei como me preparar para a prova”.
Eliana concorda. “Como o Enem é uma prova cansativa e ex­tensa, ajuda muito quando o aluno já tem noção do tempo que deve gastar em cada questão e como elas são elaboradas. Assim, não será algo absolutamente novo para ele”.

Foto: Katarine Rosalem

Nenhum comentário:

Postar um comentário