quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Adaptação escolar: uma fase difícil para pais e filhos

Adaptação. Essa é a melhor palavra para definir os primeiros dias na escola, tanto para pais quanto para os filhos. Afinal, trata-se de um ambiente novo, diferente e desconhecido para as crianças, e os adultos ficam com a ansiedade e o medo da reação dos pequenos. Muitos alunos do Renovação que chegam à escola para integrar as turmas da Educação Infantil já passaram por isso. Mas essa nova fase não precisa ser traumática! 

A partir do momento em que entra na escolinha, a criança vai passar algumas horas por dia longe dos pais, na companhia de adultos e crianças que até ontem não conhecia e – como em quase tudo na vida – a comunicação é a chave para o sucesso. O importante nesse momento é explicar exatamente o que está acontecendo: ele vai para a escola, vai ter uma professora e amiguinhos novos, e, principalmente, ele vai gostar disso.

Confiança

Para que seu filho se sinta bem na escola, você precisa confiar nela também. Quando o seu jeito de pensar é parecido com o do local, a adaptação da criança tende a ser mais tranquila. Conheça a linha pedagógica da escola, os valores, os brinquedos, tente compreender ao máximo o projeto pedagógico para ter certeza de que eles podem cuidar da educação do seu filho. Converse e tire todas as dúvidas com a escola, não deixe passar nenhum detalhe.

E pais, uma dica importante: é muito comum vocês se sentirem culpados por se separarem do filho, independente do motivo que os levou a matriculá-lo na escola. Trabalhar fora ou se esforçar para a criança aumentar seu ciclo social não é um mal que você está fazendo a ela, pelo contrário. “O desenvolvimento psicosocial é fundamental e ele só é possível covivendo com outras crianças, brincando”, explica o Mestre em Educação e Avaliação de Sistemas Educacionais Edebrande Cavalieri. Lembre-se disso sempre!

Essa matéria foi foi publicada no Especial Educação do Folha Vitória e você pode ler o texto na íntegra: http://www.folhavitoria.com.br/geral/especial-educacao-2014/noticia/2014/11/adaptacao-escolar-uma-fase-dificil-para-pais-e-filhos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário