terça-feira, 11 de novembro de 2014

Atenção, pais! Mochilas pesadas são um perigo para as crianças

O Especial Educação do Folha Vitória jogou luz num tema que exige atenção especial de pais e responsáveis: o peso das mochilas dos alunos. Confira o texto que está publicado no Guia.

Se durante o ano seu filho reclamar de dor nas costas, nos ombros ou apresentar postura irregular, atenção! A causa pode estar na mochila, ou melhor, no que está dentro dela. Segundo Jefferson Bassi, fisioterapeuta no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, a criança não pode carregar mais do que 10% do seu peso nas costas, sob o risco de desenvolver sérios problemas na coluna.

“Na criança em fase de desenvolvimento (junto com o famoso estirão), o peso em excesso pode ser muito prejudicial devido ao alto risco de desvios na coluna, podendo até desenvolver distúrbios mais sérios. A escoliose, que é o desvio da coluna em formato da letra S ou da letra C, é a doença mais comum relacionada às mochilas, já que o peso em excesso faz com que a coluna na criança seja puxada para trás. Ela faz ajustes corporais para tentar compensar o peso e essa compensação é maléfica”, explica.

O especialista afirma que meninas têm mais chances de desenvolver problemas do que os meninos, já que elas geralmente fazem menos exercícios e também por causa do aumento das mamas. “Isso pode tender à hipercifose, a famosa corcunda. Essas curvaturas anormais da coluna podem ser consequências de desajustes articulares/musculares prévios. A hipercifose acontece bastante na adolescência, principalmente nos mais tímidos”, afirma Jefferson.

O fisioterapeuta faz um alerta importante: Como a criança não tem uma consciência corporal, é preciso que os pais fiquem atentos à prevenção do excesso de peso e caso notem alterações na sua postura, procurem um médico ainda no começo, quando as formas de correção são mais fáceis.

Separamos algumas dicas de como evitar esses problemas. Confira!

- A mochila de costas deve ter duas alças bem largas e acolchoadas, que precisam ser usadas sempre juntas. É bom usar também um cinto abdominal para fixar a mochila no lugar e deixá-la bem próxima do corpo.

- O ideal é que ela fique exatamente no meio das costas, apoiada na coluna lombar, para não sobrecarregar os ombros e a própria lombar.

- Se for o caso de seu filho precisar carregar mais do que 10% do peso, é melhor optar pela mala com rodinhas, que deve ser levada com uma mão e na posição vertical. A criança não deve se curvar para carregá-la.

- Coloque na mochila só o que será usado naquele dia. Se precisar mandar um brinquedo, dê preferência aos mais leves. Nunca coloque a lancheira dentro da mochila e abuse dos armários nas escolas, caso tenha.

- Na hora de organizar o material, deixe o que for mais pesado próximo do corpo, na parte de trás da mochila, para que o peso não faça a criança se curvar. Distribua o resto de maneira uniforme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário