segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Tecnologia, uma realidade cada vez mais presente na sala de aula

Computador, ultrabook, smartphone, tablet, Ipod, projetor interativo... A cada dia, novas e diferentes tecnologias invadem as salas de aulas e conquistam professores e alunos. Até parece que os bebês de hoje já nascem conectadas e sabendo postar fotos no Facebook e compartilhar no Instagram.

Diante de tanta evolução, é inevitável o surgimento de uma discussão que coloca em xeque o modelo de educação básica no Brasil, que luta para encontrar um espaço nesse mercado tão disputado que é a atenção dos alunos. Afinal, as novas tecnologias são realmente eficientes no processo de aprendizagem? Computador substitui o livro didático?

Para Cleonara Schwartz, coordenadora do programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes, as novas tecnologias não vão tirar o papel do livro didático ou de qualquer suporte que sirva ao processo educacional. “Essas tecnologias vêm para facilitar o acesso à informação, elas são outra ferramenta na sala de aula. As mais interativas  estão voltadas para a informação ou são para facilitar as relações ensino-aprendizagem. Mas repito, elas não substituem o livro”.

Sobre o uso dessas novas tecnologias, o Mestre em Educação e Avaliação de Sistemas Educacionais Edebrande Cavalieri chama a atenção para a necessidade de capacitar o professor e abrir a mentalidade da escola para receber essas inovações. 

“Algumas escolas e professores resistem, achando que a tecnologia é uma forma de distrair a criança. Não é verdade, a escola precisa com urgência se adequar ao uso da tecnologia como ferramenta. Ela não resolve o problema da educação, mas é uma grande evolução para as crianças em processo de aprendizagem”, afirma Cavalieri.

Leia a matéria na íntegra no Especial Educação do Folha Vitória: http://www.folhavitoria.com.br/geral/especial-educacao-2014/noticia/2014/10/tecnologia-uma-realidade-cada-vez-mais-presente-nas-salas-de-aula.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário