terça-feira, 4 de novembro de 2014

A importância do incentivo à leitura

Confira a seguir uma matéria muito bacana publicada no Especial Educação do Folha Vitória!

Na hora de incentivar a escrita, contar uma história ou fazer uma viagem por um mundo encantado, eles são os protagonistas... Já deu para perceber que estamos falando dos livros! E nessa história de amor entre uma criança e a leitura, podemos dizer que a escola é um belo cupido, já que ela, junto com a família, tem um papel indispensável no incentivo à leitura.

Para começar, porém, é preciso aprender a diferença entre alfabetização e letramento. Uma criança alfabetizada não quer dizer que ela seja letrada. Segundo a pedagoga e professora de alfabetização Neyda Carla Aguiar, alfabetizado é o aluno que sabe ler e escrever, que vai aprendendo de forma silábica, o b + a = ba. Já o aluno letrado sabe ler, interpretar e produzir textos.

Entender essa diferença é importante para respeitar a maturidade intelectual de cada criança. “Hoje os pais estão muito ansiosos, mas nós respeitamos a idade entre seis e oito anos para ter esse tempo de leitura”, explica Carla.

É aí que a família entra como iniciante da formação de um cidadão leitor, em parceria com a escola. “Antes de qualquer iniciação, a leitura começa no seio familiar. Se a familia é leitora, a criança despertará logo cedo seu interesse pelos livros. Quando chegar ao Ensino Fundamental, o aluno já foi introduzido na leitura durante a Educação Infantil. A leitura vem antes da escrita, por isso tem que haver essa parceria entre família, educação infantil e escola”, explica a pedagoga.

Algumas medidas na escola são interessantes para fomentar o gosto pela leitura. Ler em voz alta, deixar que a criança pegue o livro sem intervenção de um adulto, ter uma biblioteca com livros atualizados e conservados e deixar que os alunos levem os livros para casa são medidas que aproximam os pequenos da paixão para ler.

Outras matérias que tratam do universo educacional e escolar podem ser lidas no link http://www.folhavitoria.com.br/geral/especial-educacao-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário