quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Saiba como escolher a melhor escola para seu filho

Escolher a melhor escola para seu filho é uma tarefa e tanto para muitos pais... O assunto foi tratado no Especial Educação do Folha Vitória, que está trazendo temas bacanas sobre o mundo educacional, e a profissional entrevistada na matéria foi a pedagoga do Renô, Rafaela Martins Moura Sá Muzi. Confira os itens que ela listou para ajudar os responsáveis!

“Será que meu filho vai se habituar à escola? Será que ele vai sentir muito minha falta? Será que ele vai comer direitinho? Será que vão cuidar bem dele?”. Esses são alguns dos muitos “serás” que passeiam pela cabeça da mãe quando chega a hora de matricular o filho na creche ou na escola. Mas é lá onde a criança vai fazer novas amizades, descobrir um mundo novo, adquirir valores que o acompanharão por toda a vida. O que se vive naquele espaço contribui para a formação do ser humano. E por isso essa é uma escolha tão difícil!

Para auxiliar nessa decisão tão delicada, o Especial Educação do Folha Vitória listou, com a ajuda da pedagoga do Colégio Renovação, Rafaela Martins Moura Sá Muzi, alguns itens que os pais devem levar em consideração na hora de escolher o colégio dos filhos. Confira! 

Coloque no papel
Antes de qualquer coisa, saiba exatamente o que você espera da escola. Escreva em um papel os pontos indispensáveis, como espaço físico, profissionais qualificados, opção de período integral, oferta de cursos extracurriculares. Esses itens vão otimizar e facilitar a busca.

Pesquise, pesquise, pesquise
Conhecer escolas nunca é demais! Pode ser que alguns pais se identifiquem logo com a primeira visitada; outros, porém, vão preferir conhecer outras antes de tomar a decisão. O fato é que alguns pontos não podem passar despercebidos. “É importante observar a questão da higiene, ver se o ambiente onde a criança vai ficar é limpo, ventilado, se os professores são capacitados”, explica Rafaela.

Converse
Aproveite o horário de saída ou entrada das crianças, quando muitos pais vão na escola, e converse com eles sobre a instituição e questões básicas como alimentação, rotina e método de ensino. Suas repostas podem confirmar - ou não - suas impressões iniciais sobre a escola.

Opinião da criança
Se você está em dúvida entre duas ou três escolas, leve seu filho para conhecê-las. Assim, você poderá perceber se ele simpatizou ou não com o ambiente e os professores. 

Além da sala de aula
A sala de aula é apenas um dos serviços oferecidos pela instituição. Ela precisa cuidar da criança, mantê-la limpa e alimentada. Lembre-se que lá seu filho vai aprender valores e estimular o desenvolvimento cognitivo, físico e social.

Preço x qualidade
Nem sempre alto custo é sinônimo de boa qualidade educacional. ”Hoje é caro manter uma creche por causa dos custos, mas é preciso ver o que ela está oferecendo. Às vezes acontece de algumas deixarem a criança só com o estagiário. Alguns pais olham o preço, mas é importante unir preço com qualidade”, alerta Rafaela.

No mesmo nível dos outros alunos
Qual é o padrão de vida dos alunos? Você pode pagar as atividades que a escola desenvolve ao longo do ano? Não é bom quando a criança não consegue acompanhar os outros coleguinhas em atividades extras, pois isso pode desenvolver nela um sentimento de inferioridade, como se ficasse sempre atrás. Por isso, escolha uma escola que se ajuste ao seu padrão financeiro para que seu filho se sinta parte do grupo e tenha assuntos e lugares semelhantes.

Flexibilidade de horários
Quando o pai e a mãe trabalham fora, é muito importante conversar com a escola o que pode acontecer caso eles se atrasem para buscar a criança. Cada escola tem seu método, algumas chegam a cobrar taxas extras pelo tempo a mais que a criança permanece ali.

Comemorações
Muitas mães olham para o filho recém-nascido e já o imagina na apresentação do Dia das Mães ou da Páscoa na escola. Se você sonha com tais momentos, procure uma escola que ofereça isso. Algumas não realizam festas nessas datas, já outras fazem as comemorações só para as crianças, e ainda há aquelas que cobram pelo evento. Esteja atenta para que este sonho não saia caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário