quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Como organizar as atividades que as crianças levam da escola

Seu (sua) pequeno (a) sempre chega em casa com muitas atividades e você, responsável, já não tem mais lugar em casa para guarda tanto material? Confira as dicas simples dadas pelo Especial Educação do Folha Vitória!

Todos os dias, o filho chega em casa com alguma atividade que fez na escola e, de papel em papel, a mãe vai enchendo os armários... E esta é mais uma tarefa para as supermães: encontrar espaço para os desenhos, pinturas, esculturas, colagens, reutilização de sucatas e várias outras atividades que vêm junto com as deliciosas descobertas do aprendizado, as histórias, os livros e as canções ensinadas.

É verdade que todas as mães adorariam guardar tudo em casa, mas geograficamente isso é bem complicado. Então, o que guardar e o que jogar fora? Você pode começar montando, junto com seu filho, uma espécie de portfólio, com um desenho do início e outro do final do ano, as primeiras atividades que aparecerem o nome escrito e alguns desenhos.

As primeiras produções escritas devem ser guardadas. Outra dica valiosa é fotografar as atividades e armazená-las no computador, HD externo, álbum de fotos virtual e até em um DVD. Se for possível separar as atividades por mês, será melhor ainda!

Dicas de uma mãe

A professora Gyselle Martins admite que é difícil jogar fora as atividades dos filhos Giulia e Lucas, com seis e quatro anos, respectivamente. É através delas que ela vai acompanhando o desenvolvimento das crianças. “Guardo suas atividades escolares da Educação Infantil e no decorrer do ano vou tentando eliminar alguma coisa, mas confesso que quase não consigo jogar muita coisa fora. Tenho os seus primeiros rabiscos até a escrita correta do nome. Essa é uma fase muita linda e de grandes descobertas, as primeiras garatujas que depois, ao decorrer do tempo, vão se tornando letras... algo encantador”, declara.

Mas ela também tem suas táticas para organizar os papéis. Todas as vezes que arquiva mais atividades, geralmente no final de cada trimestre, Gyselle mostra para as crianças as atividades do primeiro nível estudado. Ver como eles evoluíram é sempre uma grande festa. “Hoje, com a Giulia, vou selecionando e não guardo todas, até mesmo porque moro em apartamento e suas atividades seguem um ritmo mais conteudista, já que sua fase agora é aprimorar escrita e leitura”.

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