terça-feira, 11 de novembro de 2014

Um mergulho na sustentabilidade

 A Aula de Campo dos alunos do º e 9º Anos do Ensino Fundamental, 1º e 2º Anos do Ensino Médio do Colégio Renovação foi destaque no Especial Educação do Folha Vitória. Confira a matéria publicada!

O Rio Doce está pedindo socorro... Mais importante bacia hidrográfica totalmente incluída na Região Sudeste e considerado um dos rios mais importantes do Espírito Santo, ele sofre há décadas com a seca, poluição, desmatamento e assoreamento. A realidade é tão triste que para a população mais jovem é impossível imaginar que há cerca de 30 anos era possível tomar banho nele...

A situação do rio, que drena os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, ganhou o noticiário nos últimos meses e foi tema de uma aula de campo realizada por alunos do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental, 1º e 2º Anos do Ensino Médio do Colégio Renovação. Nos dias 30 de setembro e 22 de outubro, respectivamente, a bordo do trem da Vale, eles foram conhecer o Instituto Terra, localizado em Aimorés, Minas Gerais, cujo objetivo é se tornar referência para um modelo de desenvolvimento sustentável do Rio Doce. 

O Instituto Terra é fruto da iniciativa do casal Lélia Deluiz Wanick Salgado e do famoso fotógrafo Sebastião Salgado, que há pouco mais de uma década, diante de um cenário de degradação ambiental em que se encontrava a antiga fazenda de gado adquirida da família de Sebastião, decidiu devolver à natureza o que décadas de degradação destruiu. Suas principais ações envolvem a restauração do ecossistema, produção de mudas de Mata Atlântica, extensão ambiental, educação ambiental e pesquisa científica aplicada.

E escola foi a primeira da Grande Vitória a levar seus alunos para essa verdadeira aula prática de Ciências. Mas, segundo a supervisora Maria Bernadete Nardoto Lucrécio, os conhecimentos adquiridos foram muito além... 

“Tivemos uma rica aula sobre recuperação ambiental e conhecemos os projetos desenvolvidos pelo instituto, como proteção das nascentes e de espécies da fauna brasileira em extinção e produção de mudas, dentre outros. Conhecemos também o Museu de Arqueologia e apreciamos as obras fotográficas de Sebastião Salgado. Resumindo, o instituto proporciona, acima de tudo, uma aula de consciência e cidadania”.

A matéria na íntegra pode ser lida no link http://www.folhavitoria.com.br/geral/especial-educacao-2014/noticia/2014/11/um-mergulho-na-sustentabilidade.html ou na edição de setembro do Jornal Renovação, que será liberada ainda esta semana da gráfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário