sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Gestão do tempo: uma questão de escolha!

Você sabe gerir seu tempo? Atire a primeira pedra quem nunca falou "estou sem tempo para fazer isso". O assunto tem ganhado tanta relevância que gestão do tempo virou um dos temas mais requisitados de palestras para organizações. Confira abaixo o que a psicóloga e consultora Maria Lucia Guelli Fernandes fala sobre o tema e avalie se vc está conseguindo viver bem durante as 24 horas do dia.

Ei, você, já pensou como anda a gestão do seu tempo? Você tem conseguido dar conta de todas as suas demandas diárias ou tem vivido com a sensação de estar “apenas” apagando incêndios? Esse foi o tema da palestra “Gestão do Nosso Tempo. Planejamento 2015”, realizada na manhã desta terça, 18 de novembro, e ministrada pela psicóloga e consultora Maria Lucia Guelli Fernandes. O evento foi uma realização da Câmara de Desenvolvimento do Capital Humano (CDCH) da Fetransportes e teve o acompanhamento do intérprete de Libras Otávio Francisco Santos Cruz .

“Precisamos, cada vez mais, repensar o que estamos fazendo com nosso tempo. E já que estamos nos preparando para receber 2015, vivemos um momento ideal para gerir melhor o tempo que temos”, aconselhou Maria Lucia, logo no início da palestra.

Primeiro recado dado, ela foi aos fatos! A profissional destacou a realidade com a qual a grande maioria dos profissionais vive atualmente: aumento na carga de trabalho, pressão por resultados, falta de planejamento e urgências, muitas urgências! E segundo ela, todos esses ingredientes, juntos, são um balde de água fria na gestão do tempo de cada um. E sobre isso, ela deu uma dica.

“Precisamos gerir nosso tempo a fim de que ele nos proporcione, acima de tudo, felicidade e realização. E como fazer isso? Aprendendo a trabalhar as 24 horas diárias dentro de cenário em que vivemos”, sugere.

Trazendo um pouco do conceito para a prática, Maria Lucia deu o seguinte exemplo: “Quem tem tempo é aquele que administra bem as 24 horas fazendo o que é importante, e não o que é urgente”.

Explica-se: existe uma grande diferença entre o importante e o urgente. Atividade importante, segundo ela, é aquela que o profissional tem tempo para fazer, que envolve planejamento e gera sensação de prazer, bem-estar e realização. Atividade urgente, por sua vez, são aquelas mandatórias, imediatas, pois não têm prazo, e que causam stress e ansiedade. Existe, ainda, a chamada atividade circunstancial, definida como desnecessária, que somos levados a fazer em função da situação, que não agrega valor e ainda gera insatisfação.

“Precisamos quebrar paradigmas e pensar o tempo de forma estratégica, não trabalhar no modo bombeiro, apenas correndo atrás das urgências. Isso, além de reduzir nossa produtividade, ainda leva ao stress, que é o grande mal da vida moderna”, diz, completando em seguida.

“Tempo é um recurso não-renovável, daí a necessidade de usarmos as horas das quais dispomos para fazer coisas, de fato, importantes”, encerra.

Dicas para gerir melhor seu tempo

1º - Descobrir o que é importante;

2º - Planejar o que fazer com s suas 24 horas do dia;

3º - Saber dizer não. E, segundo Maria Lucia, “saber negociar é conversar sobre as prioridades”.

4º - Saber delegar.

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