quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Matemática é a matéria favorita das crianças brasileiras

O Especial Educação do Folha Vitória publicou esta semana uma matéria, no mínimo, inusitada! Trata-se de um estudo que mostra a disciplina preferida de alunos brasileiros. Quer saber qual foi o resultado? Leia abaixo!

Foi-se o tempo em que os cálculos matemáticos assustavam a criançada. Pelo menos foi o que constatou uma pesquisa feita em todo o Brasil com 1.700 crianças de idade entre seis e nove anos. A matemática é a matéria preferida de 36% dos alunos entrevistados. Português vem em seguida, com 17%, e artes ficou com o terceiro lugar, com 10% da preferência.

Uma hipótese para esse amor pelos números e pelas operações matemáticas é a abordagem moderna que algumas escolas têm adotado na hora de ensinar a disciplina, abusando do lado lúdico da aprendizagem. No Centro de Educação Infantil Recriar, por exemplo, os alunos de cinco anos foram conferir na prática as operações de somar e subtrair. Sabe onde? No supermercado!

“Cada criança tinha cinco reais e lá no supermercado pedimos para elas comprarem frutas. Na hora de pagar, eles pegaram o troco e voltamos para a escola. Lá aprendemos a somar e subtrair a partir do valor das frutas e do troco. Eles viram que se tinham cinco reais e receberam dois reais de troco pela maçã comprada, isso significa que ela custou três reais. As crianças adoraram a ideia e no fim ainda fizemos uma bela salada com as frutas compradas”, explicou a pedagoga da escola, Maristela Aquino dos Santos.

Aliás, aulas de culinária são ótimas professoras de matemática! Além de incentivar o trabalho em grupo, elas se tornam um instrumento divertido para ensinar quantidades, pesos e medidas.

E com relação ao resultado da pesquisa, vale destacar que o Renô desenvolve - há anos e com sucesso! - o projeto Educação Financeira com alunos do 3o Ano do Ensino Fundamental. Assim como os estudantes da Recriar, eles vão ao supermercado. E detalhe: o dinheiro que gastam lá é fruto de uma poupança que eles mesmos fazem desde o início do ano. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário