quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Sites educativos para ajudar no estudo dos filhos

Atenção, senhores pais, podem comemorar!!! Nem sempre a presença da criança ou do adolescente na frente do computador é sinônimo de problema. Confira abaixo a matéria publicada no Especial Educação do Folha Vitória!

Você já pediu três vezes para seu filho sair do computador para ir estudar, mas por que não usar a internet para turbinar a educação dele? Para alegria dos pais, isso é possível! A web conta com diversos sites que funcionam quase como uma aula particular. “Atualmente, os jogos eletrônicos e toda a parte tecnológica não podem ser descartadas porque essa é a nossa realidade e vai fazer parte da vida da criança. Os jogos eletrônicos ajudam na percepção de cores, sons e no próprio manuseio da tecnologia”, explica a psicopedagoga e Mestre em Educação Maria José Cerutti Novaes.

Crianças pequenas precisam ser acompanhadas de perto pelos pais ou responsáveis na hora de usar a internet para estudar. É importante sentar com elas e ajudá-las a entender o que a atividade está propondo. Sobre essa idade, Maria José faz um alerta: a grande rede é uma aliada, nunca uma substituta dos outros métodos de aprendizado. “Materiais concretos, como jogos educativos, quebra-cabeça e outras atividades do gênero são essenciais para a criança trabalhar a coordenação motora, a concentração e o equilíbrio. Tanto a internet quanto materiais concretos têm sua utilidade, um não substitui o outro”. 

E à medida em que o estudante vai crescendo, ele ganha autonomia para organizar a própria rotina de estudos e pode usar a web como complemento quando achar necessário.

O Especial Educação do Folha Vitória separou dicas de sites para todas as etapas do aprendizado. Confira e vá já para o computador!

KhanAcademy (pt.khanacademy.org)
Indicado para todas as idades
Traz material para estudo e exercícios de várias matérias. Mostra gráficos com a evolução do aprendizado e aponta quais são os temas nos quais o estudante tem mais dificuldade. O conteúdo está dividido por assuntos e não por séries, e conforme o aluno acerta os exercícios, o site aumenta o nível de dificuldade das atividades propostas.

Educar para Crescer (educarparacrescer.abril.com.br)
Indicado para Ensino Fundamental e Médio
O portal do Educar para Crescer traz jogos interativos que deixam o estudo de Português e outras matérias mais divertido. Quem se prepara para o Vestibular encontra na página orientações para enfrentar a prova com tranquilidade e um bom material para se preparar para os testes.

Me salva! (mesalva.com)
Indicado para Ensino Fundamental e Médio
Criada em 2012 por um estudante brasileiro de 22 anos, a plataforma oferece videoaulas e exercícios interativos. O Me Salva é muito usado por professores que pedem aos alunos que façam atividades em casa. À distância, eles checam como os estudantes se saíram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário